Arroz de graxa ou de festa

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Arroz de graxa ou de festa, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Arroz de graxa ou de festa que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!
Arroz de graxa ou de festa

Foto: CyberCook

Preparo

1h26

Porções

10

Calorias*

87,50kcal

Valor por porção

R$ 1,47

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Escolha o arroz, lave, escorra e coloque numa panela com água fervente.

  • 2. Cozinhe por 20 minutos, mexendo aos poucos, até a água secar um pouco. Despeje o caldo da galinha e cozinhe por mais 20 minutos, mexendo sempre para não pegar. Deve ficar no ponto de um risoto, bem ligado. Não é necessário colocar sal, pois já vem no caldo.

  • 3. Cozinhe a galinha com bastante água para poder retirar o caldo.

Dicas

Esta receita é secular no sertão do Nordeste. Por que arroz de graxa, ou de festa? Porque geralmente era feito por ocasião das festas da família, como batizados casamentos, aniversários e eleições. Por que graxa? Porque no sertão ninguém chama a gordura da galinha de gordura, mas de graxa. Em época de eleições os candidatos mandavam matar um boi e alguns porcos para alimentar os eleitores no dia da eleição. No quintal da casa, ou de uma escola, era armada a cozinha, em baixo de uma palhoça. Ali uma especialista em culinária, normalmente a cozinheira da família, improvisava o fogão. Eram panelões de barro em cima de uma trempe de pedras e o fogo com lenha de jurema preta. As carnes, de boi e porco, eram cozidas e o caldo servia para o cozimento do arroz. Como o caldo do porco era muito gorduroso (graxento), o arroz ficava bem gordo, por isso arroz de graxa. Debaixo da palhoça o pessoal fazia fila para comer. Alguns exageravam no prato e, no dia seguinte, o intestino dava a resposta. Para os mesários a comida era feita em casas de família, que assumiam uma quantidade de seções e a comida era mais saudável à base de galinha caipira.

Comentários

0

0 avaliações

Petronilo Pereira Filho22/08/2008

Esta receita foi apresentada no Globo Rural, no dia 20/07/2008