Receitas da Alimentação Macrobiótica (Arroz)

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Receitas da alimentação macrobiótica (arroz), são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Receitas da alimentação macrobiótica (arroz) que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!
Receitas da Alimentação Macrobiótica (Arroz)

Foto: CyberCook

1/2

Foto: CyberCook

2/2

Preparo

35 min

Porções

4

Calorias*

150,35kcal

Valor por porção

R$ 0,24

Arroz Integral Macrobiótico

Arroz Integral Macrobiótico

  • 1. Numa panela, ferva a água com o óleo e o sal.

  • 2. Acrescente o arroz e tampe a panela, deixando em fogo alto.

  • 3. Assim que ferver, abra a panela.

  • 4. Experimente o arroz e, se precisar, adicione mais água.

  • 5. Espere secar e desligue o fogo.

Dicas

Macrobiótica é a arte da longevidade e do rejuvenescimento. Vem de macro - maior - e bio - vida. Na verdade, a Alimentação Macrobiótica não é considerada uma prática alimentar, como o vegetarianismo ou naturalismo e sim uma filosofia. Enquanto os nutricionistas dão importância ao valor nutritivo dos alimentos, calorias, etc, os adeptos da Alimentação Macrobiótica valorizam o poder energético dos alimentos, baseados na lei imutável do chamado Princípio Único, a lei do Yin e Yang, que são duas forças antagônicas, opostas, contrárias, que se integram por serem complementares - ao se aprofundarem mais os ensinamentos, percebe-se que estas duas forças são dinâmicas e que elas regem nossa vida física e espiritual.

O símbolo que representa a Macrobiótica ilustra perfeitamente que nada é 100% yin ou 100% yang. São duas baleias acasalando-se, a femea (yin), em preto (yin) com o olho branco (yang) e o macho (yang), em branco (yang) com o olho preto (yin). E, segundo a macrobiótica preocupa-se em adequar os alimentos energeticamente segundo as necessidades individuais levando em conta a idade, o sexo, a atividade física. E de todos os alimentos usados o único produto considerado equilibrado é o Arroz Integral. Os alimentos em geral se caracterizam por possuírem maior energia Yin ou Yang e devemos aprender a equilibrá-los segundo as nossas necessidades físicas - mentais e espirituais

Alimentos yin: milho, centeio, aveia, cevada, berinjela, tomate, pimento, favas, pepino, espargos, espinafre, alcachofra, abóboras, cogumelos, ervilhas, beterraba, alho, couve-roxa, couve-flor, lentilhas, polvo, pescada, truta, porco, vaca, iogurte, natas.

Alimentos yang: arroz, milho-miúdo, trigo, alface, repolho, alho-porro, grão-de-bico, rabanete, nabo, cebola, salsa, cenouras, agrião, linguado, atum, salmão, camarão, sardinhas, pato, peru, ovos, leite, queijos, amêndoa, azeitonas, óleos vegetais não refinados.

Alimentos principais: cereais integrais (arroz, trigo, painço, aveia, centeio, cevada)

Alimentos secundários: chá, sal marinho, legumes , verduras, raízes, frutas, óleos extraídos à frio

Alimentos opcionais: peixes, aves e ovos ( quanto menos, melhor para a saúde), leite e derivados (preferir os de soja ou cabra)

Os alimentos principais e secundários são classificados desta maneira levando em conta o equilíbrio energético (yin/yang) deles. Assim, os alimentos principais são os mais equilibrados e os secundários são aqueles mais yin ou mais yang. Assim sendo, podemos dizer que a saúde está ligada aos hábitos alimentares que, por sua vez possuem múltiplas raízes emaranhadas: sensoriais, emotivas, familiares, sociais, intelectuais, culturais etc

Através da alimentação baseada no Principio Único, nosso corpo terá a possibilidade de se restabelecer, pouco a pouco, mudando o comportamento, o temperamento e em conseqüência, o meio e toda a sociedade. O dia-a-dia corrido, a alimentação errada e a vida em desequilíbrio nem sempre nos permite manter os nossos dois lados em harmonia, por isso muitas vezes engordamos. Uma das maneiras de nos mantermos em forma é buscar o equilíbrio através de um cardápio.

Portanto, comer bem é essencial para nos mantermos bonitos, saudáveis e magros. Segundo Fernando Nallin, uma forma de conquistarmos uma boa silhueta é adicionarmos em nosso cardápio elementos integrais, legumes como cenoura, nabo, escarola, bardana. Lembre-se sempre de mastigar tudo demoradamente, não beber muita água durante as refeições e evitar conservantes”, conta Nallin. Com essas pequenas mudanças iniciais já começamos a perder peso e a ter mais disposição para as tarefas diárias. Pessoas com predominância yin são friorentas, pálidas, gostam de dormir, têm pouca sede e urinam muito. Já as com predominância yang são agitadas, calorentas, exibem rosto avermelhado, suam muito, urinam pouco e têm bastante sede. Caso você sinta muito calor, dor de cabeça pulsante, irritação, gosto aquecido na boca e suor, fique atenta: nesse caso é preciso incluir na dieta mais alimentos yin. “Geralmente qualquer um pode comer opções dos dois grupos, sem muitos problemas. Dieta do yin-yang é baseada em princípios milenares chineses, que propõem um equilíbrio entre as forças opostas. Na prática, o cardápio diário revezaria um prato doce (yin) e o outro salgado (yang); um frio (yin) e o outro quente (yang); um macio (yin) e

Em geral, os alimentos yang são altamente energéticos, ricos em energia proveniente das gorduras. Já os do grupo yin costumam ter uma porcentagem maior de água.

A base da macrobiótica é a mais adequada à filosofia e opta por não utilizar comidas congeladas ou enlatadas. Os alimentos devem ser preparados em panelas de cobre ou alumínio, com a utilização de colher de madeira ou bambu.

 

 

 

Comentários

2

4 avaliações

neide pio santos 10/08/2012

Adorei as receitas deste site. Quero experimentar a maioria.

Lisley 20/01/2011

As informações referentes à macrobiótica estão quase todas corretas, porém as receitas não estão de acordo com os princípios colocados acima.

Lucy 09/06/2010

Achei que essas dicas macro nao tem nada a ver com a dieta, segundo a escola musso em soa paulo.

GREYCE LUSTOSA13/06/2009

Adorei ler todas as explicações sobre macrobiotica e as receitas, com certesa as farei, mas tenho dúvidas quanto ao item "●" que aparece, o que quer dizer?