Tapenade de azeitonas e figos secos

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Tapenade de azeitonas e figos secos, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Tapenade de azeitonas e figos secos que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!
Tapenade de azeitonas e figos secos

Foto: CyberCook

Preparo

1h0

Porções

10

Calorias*

124,91kcal

Valor por porção

R$ 1,25

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Em uma panela pequena, cozinhe os figos na água, por 25 a 30 minutos ou até ficarem tenros (eu adicionei mais um pouco de água no meio do cozimento). Escorra os figos, guardando o liquido, e reserve.

  • 2. No processador, ponha as azeitonas, o suco de limão, a mostarda, o alho picado, as alcaparras lavadas e escorridas, o alecrim e os figos. Triture por 1 ou 2 minutos (cuidado para não triturar demais pois ainda vamos adicionar o azeite). Com uma espátula, limpe as laterais da vasilha para retirar algum resíduo de ingrediente e triture até incorporá-los.

  • 3. Adicione o azeite aos poucos, pelo tubo de alimentação do processador, e pare a máquina assim que a tapenade estiver na consistência certa. Eu acabei usando um pouco menos do que 1/2 copo de azeite e adicionei um pouco do liquido dos figos para diluir a tapenade um pouco. Tempere com sal, pimenta e ajuste o limão.

Dicas
A tapenade é normalmente feita num pilão, o que confere a ela uma textura mais grossa. Se optar por fazer dessa forma, primeiro bata as azeitonas com o alho, as alcaparras, a mostarda e o alecrim. Depois vá adicionando os figos até ficarem bem quebrados. E por fim adicione o suco de limão, o azeite pingando-o e sal e pimenta. Mantenha a tapenade na geladeira mas deixe-a voltar à temperatura ambiente antes de usar. Crédito da receita: Cantinho Vegetariano
Comentários

0

0 avaliações