Angu de arroz com galinha caipira

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Angu de arroz com galinha caipira, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Angu de arroz com galinha caipira que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!
Angu de arroz com galinha caipira

Foto: Nanci Callipo Alves

Preparo

1h30

Porções

10

Calorias*

246,40kcal

Valor por porção

R$ 2,73

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Em uma tábua, corte a galinha em pedaços, as asas, coxas, sobrecoxas e o peito. Reserve em uma tigela grande.

  • 2. Pique bem fino o alho e as ervas. Pique os tomates, a cebola e o pimentão em cubos bem pequenos.

  • 3. Junte tudo à tigela da galinha e acrescente o colorau. Regue com o vinho branco e cubra. Deixe descansar por duas horas na geladeira.

  • 4. Retire da geladeira e transfira tudo para uma panela grande. Cubra tudo com água e leve ao fogo médio para cozinhar.

  • 5. Quando ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 50 minutos. Tempere com sal. A medida que a água for diminuindo, junte mais água para que a carne fique sempre coberta. Esse caldo será usado para fazer o angu.

  • 6. Passado o tempo, desligue o fogo. Com uma pinça, retire as partes da galinha e transfira para uma travessa.

  • 7. Leve uma frigideira grande ao fogo, regue com um pouco de óleo e doure a galinha. Reserve.

  • 8. Para fazer o angu, despeje aos poucos o flocão de arroz no caldo da galinha frio, mexa bem. Leve ao fogo.

  • 9. Cozinhe sem parar de mexer, até ficar consistente e desprender da panela.

  • 10. Junte a galinha dourada e sirva a seguir.

Comentários

0

0 avaliações

Maria Aparecida de sousa11/04/2008

É em Cambauzinho, um bairro tranqüilo de João Pessoa, que mora seu Petronilo aposentado e cozinheiro da família no fim-de-semana. O hábito de comer galinha caipira vem da infância, no sertão da Paraíba. “A minha mãe sempre criou galinha e eu gostava de ajudar na tarefa. No domingo não tinha outra coisa a não ser galinha”, contou seu Petrolino. Para incrementar o almoço de domingo ele resolveu inovar a velha receita da galinha caipira e acabou descobrindo uma combinação perfeita. “Eu já conhecia o flocão de arroz há muito tempo, mas no interior do Maranhão. Usava-se para fazer cuscuz-cuscuz. Depois, eu encontrei no supermercado o flocão de arroz que também vem dizendo que é para fazer cuscuz-cuscuz. Eu fiz um angu e deu certo. Então, o angu ficou muito gostoso”, disse seu Petrolino. Na mesa, a mulher de seu Petrolino já conhece a receita, mas o prato sempre agrada os novos paladares.