Pato do Imperador

A receita indicada pelo chef Paulo Martins.
Pato do Imperador

Foto: CyberCook

Preparo

1h39

Porções

10

Calorias*

257,09kcal

Valor por porção

R$ 0,00

Ingredientes

Marinada

Como Fazer

  • 1. Asse os peitos cobertos com papel aluminío, em forno médio, por aproximadamente 20 minutos.

  • 2. Em uma panela coloque para ferver o tucupi com a pimenta de cheiro, os dentes de alho, alfavaca, chicória e sal a gosto.

  • 3. Em 2/3 do tucupi já temperado e ferver os peitos de pato já assados até ficar bem macio.

  • 4. Desfiar os peitos já macios e reserve. Pegue o jambú, separe as folhas com os talos mais tenros, lave em água corrente.

  • 5. Em panela com água fervente e sal a gosto escaldar levemente o jambú. Escorre 3/4 do jambú e com a ponta da faca pique, o restante conserve em um pouco da água do cozimento. Faça o arroz puxado com a parte do tucupi em que foi fervido o pato.

  • 6. Com o arroz já pronto, misture o pato desfiado e o jambu picado.

  • 7. Em um prato de 30 cm. Coloque a folha de acelga e dentro dela o arroz já pronto e misturado com o pato desfiado e o jambu picado, decore com as folhas de jambú que não foram picadas e regue com o tucupi que não foi usado para amaciar os patos, coloque duas mini cuias: uma com farinha d’água de mandioca e outra com tucupi, em um lado do prato colocar tiras de pimentão verde e amarelo, no outro lado uma rodela de tomate bem vermelho.

Marinada

  • 1. Lave os peitos de pato em água corrente.

  • 2. Em um recipiente prepare o vinha-d'alho (marinada) com o suco do limão, as cabeças de alho socadas, o vinho branco, a pimenta de cheiro, sal e água a gosto.

  • 3. Tempere os peitos no vinha-d'alho e deixa descansar de um dia para o outro na geladeira.

Dicas
ALFAVACA - Tempero amazônico que lembra o manjericão. CHICÓRIA - Tempero verde típico da Amazônia, é usado no preparo de pratos regionais. Não confundir com o legume CHICÓRIA existente no sul do Brasil. PIMENTA DE CHEIRO - Pimenta de cor amarela muito cheirosa sem entretanto queima muito, é usada no Pará para fazer molho de pimenta ao tucupi. É planta regional da Amazônia e é autentica marca registrada da cozinha paraense. FARINHA D'ÁGUA DE MANDIOCA - Farinha de mandioca feita com a mandioca que fica de molho no rio. É mais hidratada que as farinhas secas feitas no resto do Brasil. JAMBÚ - Erva de largo uso no Pará, onde entra na composição de vários pratos típicos. Ao ser mastigada, provoca um leve tremor e amortecimento nos lábios e língua. Talvez por isso, muitos o apontem como afrodisíaco.
Comentários

5

2 avaliações

Lorena Kaiowá23/10/2012

Prato nobre da culinária paraense! Fineza!

MÔNICA08/10/2009

Amei, esta receita fica maravilhosa! Típico sabor Paraense, perfeito para o almoço do fim de semana. Mônica