Samosa (chamuça ou samusa)

Essa receita aqui comprova que não tem como ficar sem leite em casa! Seja vegetal, animal ou em pó, seu leite para deixar suas receitas deliciosas está no Carrefour!

Samosa (chamuça ou samusa)

Foto: Maria Amélia

Preparo

53 min

Porções

20

Calorias*

133,57kcal

Valor por porção

R$ 0,70

Massa

Recheio

Massa

  • 1. Prepare a massa tenra e deixe-a repousar durante meia hora.

  • 2. Para preparar o recheio: deite num tachinho a margarina e o óleo. Acrescente depois o alho e a cebola e leve ao lume.

  • 3. Logo que comecem a ficar alouradas, junte a carne e mexa bem. De seguida, espalhe a farinha e o pó de caril sobre a carne e, com a colher de pau, volte a mexer muito bem. Vá mexendo sempre, sobre o lume, para não pegar e, depois de tudo bem misturado, adicione o leite. Continue a mexer e, logo que comece a borbulhar, tire do lume, junte-lhe a salsa picada e as folhas de hortelã também bem picadinhas.

  • 4. Tempere a seu gosto com os condimentos recomendados - a carne deve ficar picante - e deixe arrefecer o recheio.

  • 5. Estenda porções de massa, deixando-as muito finas e em tiras compridas, com a largura aproximada de 12 cm. Apare dos lados para a massa ficar direitinha e corte-a em triângulos, dando-lhe a forma das chamuças. Aproveite as aparas para estender novamente.

  • 6. No centro de cada triângulo, coloque uma porçãozinha de recheio. De seguida, dobre as pontas da massa umas sobre as outras até formar uma espécie de almofadinha triangular.

  • 7. Para fechar melhor, antes de dobrar a última parte, pinte-as mesmo com água.

  • 8. Frite em óleo quente e, depois de fritas, deixe escorrer. Pode servir decoradas com verduras.

Dicas

A chamuça (também conhecida como samosa ou samusa) é uma especialidade de origem indiana constituída por fritos de forma triangular recheados com uma mistura condimentada de feijão ou grão, batata ou carne picada, ervas aromáticas e vegetais. Chegaram a Portugal através da culinária indo-portuguesa de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia. Noutras regiões da Índia, existem versões vegetarianas, que não são tão comuns em Portugal. Em Portugal, é possível encontrar as versões com carne picada (sobretudo de bovino e suíno) em inúmeros cafés e restaurantes de comida portuguesa, assim como em restaurantes de comida goesa. Nestes últimos, são por vezes acompanhadas por achares. Em diversas ocasiões, é também comum serem servidas em miniatura, como aperitivo. As versões vegetarianas ou com frango podem ser encontradas congeladas em alguns supermercados e em alguns restaurantes indianos não goeses, de comida de inspiração hindu, por exemplo. Em Moçambique, dada a numerosa população de origem goesa, a chamuça é também um pastel bastante comum. No Paquistão, as chamuças são também populares, sendo as mais conhecidas as de Faisalabad. Pessoas de todo o país deslocam-se àquela cidade só para as experimentar. Apresentam um tamanho invulgarmente grande, com um chetnim vermelho picante no topo, sendo normalmente acompanhadas por salada de cebola. O recheio é normalmente de vegetais mistos, havendo também versões com carne.

Comentários

0

0 avaliações