Bolo de chocolate com mousse

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Bolo de chocolate com mousse, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Bolo de chocolate com mousse que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!
Bolo de chocolate com mousse

Foto: CyberCook

Porções

10

Calorias*

457,17kcal

Valor por porção

R$ 0,00

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Para o bolo:

  • 2. Numa tigela pequena, coloque ½ xícara (chá) de cacau em pó peneirado e junte 180 ml de água fervente. Mexa até dissolver bem e deixe esfriar.Peneire 210 g farinha de trigo com 315 g açúcar, 1 colher (sobremesa rasa) de bicarbonato de sódio e 1 colher de (chá) de sal.

  • 3. Reserve.

  • 4. Numa batedeira, junte ½ xícara (chá) de óleo, 7 gemas, 2 colheres (chá) essência de baunilha e a mistura de cacau dissolvida. Bata em velocidade média e acrescente aos poucos a farinha de trigo peneirada com o açúcar, o bicarbonato e o sal até misturar bem todos os ingredientes. Numa outra tigela de batedeira, coloque 7 claras em temperatura ambiente e polvilhe 1 colher (chá) de fermento em pó sobre as claras. Bata até que se formem picos firmes.

  • 5. Obs.: não bata demais para que as claras não fiquem secas. Adicione as claras na massa de chocolate e misture delicadamente. Coloque numa forma (26 cm de diâmetro x 8 cm de altura), forrada com papel-manteiga, untada e enfarinhada. Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por 1h ou até que, pressionando a massa com os dedos, ela volte à altura original.

  • 6. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme.

  • 7. Para o recheio:

  • 8. Numa batedeira, bata 1 litro de creme de leite fresco, 3 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro, 130 g de cacau em pó peneirado e 4 colheres (sopa) de baunilha até ficar firme. Leve para gelar por 1h.Polvilhe 2 colheres (chá) de gelatina em pó branca sem sabor sobre 4 colheres (sopa) de água e deixe hidratar por alguns minutos.Leve ao fogo em banho-maria, mexendo até dissolver bem. Deixe esfriar e misture com o recheio. Reserve.

  • 9. Para a montagem:

  • 10. Corte a tampa do bolo com 2 cm de espessura. Reserve. Coloque 1 pires de café (com cerca de 10 cm de diâmetro) no centro do bolo. Com uma faca afiada, recorte a margem do pires fazendo um círculo. Retire o pires.Coloque 1 prato de sobremesa (com cerca de 19 cm de diâmetro) no centro do bolo.Com uma faca afiada, recorte a margem do prato de obremesa fazendo um círculo.Retire o prato.Com uma colher, vá retirando a faixa que se formou.

  • 11. Deixe uma parede de mais ou menos 1,5 cm de largura da borda e o fundo do bolo com cerca de 2 cm de altura.Recheie esta cavidade do bolo. Recoloque a tampa do bolo e cubra o bolo com o restante do recheio. Decore com raspas de chocolate. Leve para gelar até a hora de servir.

Comentários

0

0 avaliações