Bolo de Laranja de Liquidificador

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Bolo de laranja de liquidificador, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Bolo de laranja de liquidificador que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!
Bolo de Laranja de Liquidificador

Foto: Ricardo BSB

Preparo

50 min

Porções

8

Calorias*

368,73kcal

Valor por porção

R$ 0,00

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Separar todos os ingredientes e acender o forno em temperatura alta para pré-aquecer, deixando a grade do meio do forno para ser usada.

  • 2. Colocar no liquidificador a laranja inteira picada em 4 partes (cortar no sentido do comprimento e depois dividir cada metade ao meio de novo na altura do comprimento e tirar apenas as sementes e a parte branca que fica exposta nas fatias), os ovos (se possível, tirar a parte branca da clara), o açúcar e o óleo.

  • 3. Bater bem.

  • 4. Despejar a mistura do liquidificador numa vasilha (ou então num processador com a pá de plástico para preparo de massas ou mesmo numa batedeira).

  • 5. Adicionar a farinha de trigo aos poucos, misturando bem (se for numa vasilha simples misturar com auxílio de uma colher ou espátula de silicone, porque essa massa fica bem mole e grudará bastante nas mãos).

  • 6. Adicionar o fermento em pó apenas no final, dando umas pulsadas para misturar, caso use uma batedeira ou processador de alimentos ou mesmo o liquidificador, só que o liquidificador pode forçar muito ( se bater muito o fermento pode não crescer direito).

  • 7. Untar a forma para assar com margarina ou manteiga amolecida (pode-se espalhar a margarina com auxílio de um pincel ou então um papel toalha para evitar de engordurar muito as mãos).

  • 8. Polvilhar a forma com farinha de trigo (após untar colocar um pouco de farinha na forma e ir balançando e virando a forma para a farinha grudar na margarina - o excesso deve jogar fora, porque a farinha necessária ficará grudada).

  • 9. Despejar a massa na forma untada e polvilhada.

  • 10. Levar para assar no forno pré-aquecido, na grade do meio, abaixando a temperatura para médio (entre 200 e 230 graus) até dourar. Dependendo do forno isso pode durar de 25 a 40 minutos. O ponto certo é quando está cheirando bem (cheiro de bolo, não de queimado), o bolo fica corado e rachado em cima sem borbulhar. Se quiser testar o ponto, abra o forno rapidinho e enfie uma faca, um garfo ou um palito em algum ponto do bolo e retire logo em seguida. Se sair sem massa grudada, está bom.

  • 11. Desligar o forno e retirar o bolo para esfriar um pouco.

  • 12. Desenformar o bolo. Pode esperar esfriar um pouco. Para facilitar desenformar, pode-se soltar as laterais do bolo com auxílio de uma faca fina (cuidado para não danificar o bolo). Se for uma forma redonda, colocar um prato por cima e virar o bolo de cabeça para baixo para ele cair sobre o prato (cuidado para não deixar o prato cair e use um pano se a forma estiver ainda quente). Depois coloque outro prato em cima para virar novamente o bolo do lado certo (este prato será o que o bolo vai ficar para ser servido).

Dicas
Pode-se variar esta receita com outras frutas como limão (1 limão grande, picado como a laranja, com casca, tirando apenas a parte branca dos gomos e sementes) ou pera (2 peras) ou maçã (2 maçãs) e até cenoura (duas cenouras sem a casca, claro). Todas frutas devem ser previamente limpas e higienizadas, já que são colocadas com casca. Lembrar de tirar os caroços (sementes) e a parte dos talos (no caso das maçãs ou as peras). Caso a laranja tenha pouco caldo, usar mais meia laranja, sem a casca para aumentar o caldo e dar mais sabor. Se precisar de mais líquido (frutas mais secas com pouco caldo) pode adicionar meio copo de leite antes de bater no liquidificador. Também pode substituir metade da farinha de trigo por farinha de trigo integral. Fica muito gostoso assim também, só aumentando um pouco mais o tempo para assar. Se quiser uma receita menos calórica colocar apenas 1 xícara de açúcar (ou até menos) ou usar açúcar diet ou adoçante culinário (que pode assar) ou açúcar mascavo. Adaptar as medidas conforme a equivalência de sabor com o açúcar normal e sua preferência. Crédito da receita: Adaptado de várias receitas. O preparo foi bem detalhado para facilitar o acesso por quem não tem experiência.
Comentários

0

0 avaliações