Bolo Vela de Natal

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Bolo vela de natal, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Bolo vela de natal que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!
Bolo Vela de Natal

Foto: Luiz Lapetina

Preparo

1h0

Porções

22

Calorias*

393,79kcal

Valor por porção

R$ 2,93

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Deixar as uvas passas de molho no vinho por 24 horas.

  • 2. Na batedeira bata: os ovos, o açúcar, a manteiga, até ficar bem volumoso. Acrescente aos poucos a farinha de trigo e os demais ingredientes (ajude com uma colher se for necessário).

  • 3. As formas aqui usadas podem ser formas de velas em 3 tamanhos (uma grande, uma média e uma pequena), que podem ser encontradas em lojas especializadas em materiais para a fazer velas.

  • 4. Outra dica é usar lata de óleo. Abra com abridor 3 latas de óleo, com um martelo bata para amassar a parte cortada, assim você pode enfiar as mãos dentro e lavar bem. Deixe secar. Unte estas latas com manteiga e cubra com papel manteiga, torne a untar (use um pincel) e polvilhe farinha de trigo. Despeje a massa na seguinte proporção: uma encha 3/4 da lata, outra 1/2 e outra 1/4 , leve para assar sobre formas de pizza, fogo baixo (180ºC).

  • 5. O bolo estará pronto quando enfiar uma palito de churrasco e sair sequinho. Para desenformar na hora, retire o papel manteiga e deixe esfriar.

  • 6. Cubra com fondant branco e antes de secar coloque uma castanha do Pará espetada no fondant (não faça isso depois que o fondant esfriar, senão ele trinca).

  • 7. A castanha do Pará pode ser acesa na noite de Natal (não dura muito, mas fica bonito).

Dicas

O tempo do forno é de aproximadamente 20 minutos, dependendo do tamanho da lata e do forno de cada pessoa. Crédito da receita: (Receita do Clemente Aragon)

Comentários

3

2 avaliações

Dilene Zimmer15/12/2012

5 xic de chá de farinha de trigo 5 ovos inteiros 200 g de manteiga em temp ambiente 3 xic de chá de açúcar mascavo 1 colh das de sopa de fermento químico em pó 1 colh das de chá de cravo em pó 1 colh das de chá de canela em pó 1 colh das de sobremesa de raspas de laranja 1 copo de vinho do porto ( pode usar um tinto suave mais barato) 150 g de frutas cristalizadas 150 g de nozes picadas 150 g de uvas passas sem sementes (deixar de molho no vinho por 24 horas) 150 g de amêndoas torradas picadas MODO PREPARO; Na batedeira bata: os ovos, o açúcar, a manteiga e bata até ficar bem volumoso. Acrescente aos poucos a farinha de trigo e os demais ingredientes ( ajude com uma colher se for necessário). As formas aqui usadas podem ser formas de velas em 3 tamanhos ( uma grande, uma média e uma pequena) estas formas se compram em casa que ensina a fazer velas. Outra dica é usar lata de óleo. Abra com abridor 3 latas de óleo, com um martelo bata para amassar e parte cortada, assim vc pode enfiar as mãos dentro e lavar bem. Deixe secar. Untever vídeo estas latas com manteiga e cubra com papel manteiga, torne a untar ( use um pincel) e polvilhe farinha de trigo. Despeje a massa na seguinte proporção: uma encha ¾ da lata, outra ½ e outra ¼ , leve para assar sobre formas de pizza, fogo baixo. O bolo estará pronto quando vc enfiar uma palito de churrasco e sair sequinho. Pode desenformar na hora, retire o papel manteiga e deixe esfriar. Cubra com fondant branco e antes de secar coloque uma castanha do Pará espetando no fondant ( não faça isso depois que o fondant esfriar, senão ele trinca o branco. A castanha do Pará pode ser acesa na noite de Natal ( não dura muito, mas fica bonito).

Ana Lucia14/04/2013

É a mesma receita, obrigada querida.