Cuca com flamery

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Cuca com flamery, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Cuca com flamery que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!
Cuca com flamery

Foto: CyberCook

Preparo

4h12

Porções

1

Calorias*

0,00kcal

Valor por porção

R$ 0,00

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Misture os ingredientes do fermento e deixe levedar por 15 minutos. Prepare a massa, misturando numa bacia os ovos ligeiramente batidos, o leite morno, a manteiga ou margarina derretida, o açúcar, o sal e a metade da farinha de trigo. Junte o fermento levedado e, aos poucos, o restante da farinha. Bata bem com as mãos até formar uma massa lisa como a de cuca. Deixe-a crescer por 1 hora e meia a duas horas, coberta com um plástico ou guardanapo. Enquanto a massa cresce (leveda), descasque as laranjas e corte-as em cubos, retirando as sementes. Polvilhe-as com 4 colheres de açúcar. Reserve. Distribua a massa até a metade da forma untada e deixe levedar novamente até dobrar o volume. De 40 a 60 minutos. À hora de levar a cuca ao forno, escorra as laranjas e reserve o caldo. Distribua os pedacinhos da fruta sobre a cuca e leve ao forno preaquecido, por mais ou menos 40 minutos. Prepare o flamery da cobertura, completando o suco de laranja com água até obter a quantidade de 1e 1/2 xícara de líquido. A quantida de açúcar para o flamery depende muito do grau de acidez da laranja. Misture a maisena e leve ao fogo para engrossar. Quando a cuca estiver assada, espalhe o flamery quente sobre ela. A receita rende uma cuca grande. Também se pode usar cobertura de uvas pretas no lugar da laranja. Devido à cobertura de falmery, esta cuca não pode ser congelada.

Dicas

Específicamente esta receita eu achei em livro de Célia Ribeiro, "Receitas de Yayá Ribeiro", mas era desta maneira que era feita na casa de minha avó.

Comentários

0

0 avaliações

Ana Mariza de Oliveira27/08/2008

Esta receita me lembra a minha infância, em que minha avó, reunia a família, toda sexta-feira, para o famoso chá com a cuca de flamery e para por os assuntos em dia. Era muito bom.