Barreado de antonina

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Barreado de antonina, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Barreado de antonina que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!
Barreado de antonina

Foto: CyberCook

Preparo

17h35

Porções

26

Calorias*

327,47kcal

Valor por porção

R$ 8,61

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Começo o corte e a limpeza das carnes de véspera.

  • 2. As carnes devem ser cortados em cubos de + ou - 5cm de lado e o toucinho em laminas. Misturo todos os temperos com as carnes menos o bacon e deixo repousar numa vasilha que não seja de alumínio até o dia do preparo.

  • 3. Forro a panela especial de barreado com o bacon, acrescento as carnes reservadas , selo a boca da panela com uma folha de bananeira previamente sapecada p/ amolecer, tampo e amarro com barbante grosso e com uma mistura de farinha de mandioca , cinza de fogão e água quente p/ formar uma borda vedante em volta da tampa. Levo ao fogo forte nas primeiras horas, passando p/ um fogo mais brando, depois sacudo a panela a cada hora. O tempo de cozimento gira em torno de 12 a 15 horas sempre tomando o cuidado p/ corrigir a vedação da tampa p/ não escapar vapor.

  • 4. Se você não puder fazer dessa forma, o recurso é usar uma boa panela de pressão e cozinhar em fogo alto até começar a chiar , depois baixar o fogo p/ o mínimo por aproximadamente 2 horas .

  • 5. Abro a panela e provo, e se for o caso corrijo o tempero

  • 6. SERVIÇO

  • 7. Sirvo com farinha de mandioca branca Marlete, banana nanica (caturra) madura, laranja e arroz. A bebida ideal p/ acompanhar o barreado é a cachaça de Morretes ou de Minas purinha, pois o prato é forte.

Comentários

4

1 avaliações

Janaina Maciag26/05/2008

Gostaria de saber se este prato pode ser feito na panela tipo Crock Pot? Nao precisa colocar agua na receita? Se fizer em panela de pressao a carne nao vai grudar no fundo?

Francisco Gonçalves28/06/2007

Aprendi essa receita com a mãe do Dr. Ruy Cunha Sobrinho, juiz de direito cujos familiares são de Antonina. O barreado tem sua origem no carnaval, época em que os caiçaras se dedicavam a dança do Fandango. As mulheres deixavam as panelas de barro no fogão enquanto duravam os festejos.