Estrogonofe de Carne

Segundo historiadores, o estrogonofe é um prato russo feito com carne picada e creme de leite. Depois de um tempo, foi levado à França onde ganhou o incremento do champignon. No Brasil, o estrogonofe de carne é preparado com filé mignon, molho de tomate, creme de leite e cogumelos frescos. Prato super saboroso, o estrogonofe de carne pode ser servido com arroz branco e da batata palha.

Essa receita aqui comprova que não tem como ficar sem leite em casa! Seja vegetal, animal ou em pó, seu leite para deixar suas receitas deliciosas está no Carrefour!

Estrogonofe de Carne

Foto: Aline Fonseca

Preparo

40 min

Porções

8

Calorias*

442,38kcal

Valor por porção

R$ 10,24

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Numa frigideira em fogo médio com manteiga frite aos poucos o filé mignon cortado em tiras finas temperadas com sal e pimenta a gosto. Reserve.

  • 2. Numa panela grande com manteiga doure uma cebola grande picada.

  • 3. Assim que dourar acrescente o champignon laminado e a carne (reservada acima).

  • 4. Refogue por mais uns 5 minutos.

  • 5. Adicione molho inglês e um cálice de conhaque aquecido. Flambe o refogado.

  • 6. Num recipiente misture o creme de leite sem soro, o catchup, mostarda, sal e pimenta-do-reino a gosto e farinha de trigo dissolvida em uma lata de leite (utilize a mesma lata do creme de leite).

  • 7. Coloque esta mistura na panela (que está a carne refogada) e cozinhe por mais 5 minutos em fogo médio.

  • 8. Retire do fogo e sirva acompanhado de batata palha, arroz branco e salada de folhas.

Dicas

Para aquecer o conhaque: coloque o conhaque dentro de uma concha inox, e leve sobre a chama do fogão. Aqueça por alguns minutos e incline levemente a concha. Isso fará que o conhaque se acenda.

Carne: use um filé bem descansado (retirado do refrigerador horas antes), corte em fatias e, depois, em tiras finas. A carne deve fritar e não cozinhar. Para isso, não deixe juntar suco, fritando em fogo alto.

do CyberCook: Para que o suco da carne não saia, tempere com sal somente depois de que a carne esteja na frigideira e toda selada (com uma coloração acinzentada), pois o sal desidrata a carne muito fácil.

Creme de leite: para retirar o soro do creme de leite, deixe a lata na geladeira por, no mínimo, 4 horas. Em seguida, vire a lata, faça dois furos no fundo e escorra o soro. Caso deseje uma consistência mais fluída, mantenha o soro. Esta receita pode ser feita com creme de leite fresco, mas o tempo para apurar o molho aumenta para que ele reduza e engrosse.

Congelar strogonoff: a receita pode ser congelada desde você não coloque o creme de leite. No dia de servir, retire o strogonoff do congelar e ai sim incorpore o creme de leite na receita.

Outros sabores: substitua a carne por peito de frango, camarão, atum em fatias finas, bacalhau.

Comentários

4

5 avaliações

MARIA DE FÁTIMA18/07/2021

Boa tarde! Para o Strogonoff de carne, quanto colocar de farinha de trigo? Não tem a quantidade na receita. Obrigada At.Te,: MARIA DE FÁTIMA

Marcia01/12/2013

Ficou ótimo mesmo sem o conhaque, aqui em casa todo mundo adorou.

Marcia06/07/2013

muito bom!!

conceicao28/05/2013

adorei

Cleomar Benfica01/04/2008

Sirva este <strong>estrogonofe de carne</strong> com batata palha e arroz branco. Se for um jantar romantico, sirva um bom vinho branco bem gelado, vai deixa-lo mais apaixonado ainda bom apetite.