Mandacaru

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Mandacaru, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Mandacaru que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!
Mandacaru

Foto: Renata de Melo Carabetti

Preparo

28 min

Porções

6

Calorias*

386,23kcal

Valor por porção

R$ 4,57

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Junte a manteiga de garrafa com o dendê e frite por alguns minutos a cebola.

  • 2. Acrescente o alho e deixe transparente.

  • 3. Coloque a carne seca picada e mexa e remexa muito bem.

  • 4. Agregue o feijão cozido sem o caldo e em seguida o coentro.

  • 5. Acerte o sal e sirva a seguir.

Dicas

Mandacaru é o nome de uma planta nordestina que o gado come em época de seca.O nome foi dado por um Pernambucano para esta iguaria sem relação nenhuma com a planta que o gado come mas com intenção de colocar um nome exótico. Este prato é bem saboroso para quem aprecia as comidas do nordeste. Sirva com ou sem arroz e uma bela salada. O dendê e a manteiga pode ser substituidos por banha de porco e o coentro por salsinha mas vai descaracterizar o prato.

Comentários

4

2 avaliações

Ruan 07/11/2012

Tem algum segredo para cozinhar o feijão de corda, ou eu posso cozinhar como se fosse feijão comum ? Qual é o tempo mais ou menos para cozinhar ?

Maria de Lourdes Sabioni21/02/2014

Pode deixar de molho e cozinhar como feijão comum. Só não deixe ficar muito mole ou pastoso...

Aldenôra Finizola de Oliveira17/10/2008

Amiga sou nordestina, potiguar de nascimento. Não entendi a associação que fizeste com o mandacaru, palma que damos ao gado na cerca. Sei que cada terra tem seu uso e cada roda o seu fuso mas sua receita parece-me um tipo de "arrumadinho" que tb usamos poraqui. Nada de crítica na mha afirmação, apenas fiquei curiosa qdo vi a receita, por sinal deliciosa. Não misturaria o dendê com a manteiga de garrafa, teria medo do resultafo final, sabes a que estou me referindo O bom desse site é que aprendemos todo dia a culinária das diversas regiões. Seja bemvinda, e mais sendo uma blogueira e do meu ramo de atividades educacionais. É o que precisamos para nosso site, pessoas de culturas que noa alegra a alma eo corpo. bjos da Nena