CyberCook
Livro de receitaBuscar receitasAcessar perfil

Maria Isabel

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Maria isabel, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Maria isabel que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!

Preparo

1h25

Porções

8

Calorias*

456,02kcal

Cifrão

Valor por porção

R$ 3,17

Para a Carne com Arroz

Para a Farofa de Banana

Para a Carne com Arroz

  • 1. Dessalgue a carne seca, deixando-a imersa em água (deve-se trocar a água pelo menos uma vez).

  • 2. Corte a carne seca em pedaços bem pequenos.

  • 3. A medida é o tamanho da unha do dedo mindinho.

  • 4. Pique os outros ingredientes bem pequenos.

  • 5. A primeira etapa é a fritura da carne-seca. É fácil perceber quando a carne está macia e, portanto, preparada para receber o arroz. Antes, deve ser acrescentado o alho, a salsinha, a cebola e o pimentão. Agora é a vez de colocar o arroz na carne. Deve ser colocada água fervendo.

  • 6. O arroz deve ficar bem soltinho (seco, por isso não contém tomate na receita) e após o cozimento coloque a cebolinha e tampe.

Para a Farofa de Banana

  • 1. Descasque e corte as banaas em rodelas finas ou cubinhos, fritando bem, até corar. Reserve. Frite, à parte, a cebola. Acrescente a farinha e o sal, mexendo até corar a farinha. Coloque as bananas fritas, misture bem e retire do fogo.

  • 2. A primeira dica é colocar as bananas sobre um pano após cortar.

  • 3. A segunda é colocar óleo em quantidade suficiente que a banana não grude no fundo da panela.

Dicas

É receita típica da Culinária Cuiabana. Também conhecida como "Carne com Arrox" quando não acompanhada da farofa de banana. Sua história se confunde com a colonização do Estado de Mato Grosso há mais de 300 anos. Para receber o nome de Maria Isabel a carne com arroz deve se acompanhada pela farofa de banana. Tornou-se prato típico da região da Baixada Cuiabana e Pantanal devido à grande produção de Gado e à prática da secagem da carne para a sua conservação. O parentesco com o Arroz Carreteiro: O Arroz Carreteiro e a Maria Isabel são primos distantes. Enquanto o primeiro é originário de São Paulo e ainda é muito utilizado nas festas de Peão de Barretos, na famosa "Querma do Alho" e é conhecida em todo o cenário nacional, a Maria Isabel é uma receita regionalizada. Como já dito, o prato "maria isabel" é tão antigo quanto a colonização de Cuiabá, Capital do Estado de Mato Grosso, ou seja, tem quase 300 anos. Sua origem tem relação com as longas distâncias percorridas pelos bandeirantes e a necessidade de conservar os alimentos. A colonização da Capital Matogrossense remonta ao século 18 e sempre teve relação como a Cria de Gado na região do Pantanal, e a carne seca é uma das formas de conservar a carne.

Comentários

0

0 avaliações

Ricardo Prado21/08/2009

Eu posso dizer que a Maria Isabel acompanhou toda a minha vida, mas os momentos mais marcantes são as festas religiosas do "Divino" e de "São Benedito" em Cuiabá.