Maria Isabel

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Maria isabel, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Maria isabel que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!
Maria Isabel

Foto: Elair de Moura Ventura Gross

Preparo

1h25

Porções

8

Calorias*

456,02kcal

Valor por porção

R$ 3,17

Para a Carne com Arroz

Para a Farofa de Banana

Para a Carne com Arroz

  • 1. Dessalgue a carne seca, deixando-a imersa em água (deve-se trocar a água pelo menos uma vez).

  • 2. Corte a carne seca em pedaços bem pequenos.

  • 3. A medida é o tamanho da unha do dedo mindinho.

  • 4. Pique os outros ingredientes bem pequenos.

  • 5. A primeira etapa é a fritura da carne-seca. É fácil perceber quando a carne está macia e, portanto, preparada para receber o arroz. Antes, deve ser acrescentado o alho, a salsinha, a cebola e o pimentão. Agora é a vez de colocar o arroz na carne. Deve ser colocada água fervendo.

  • 6. O arroz deve ficar bem soltinho (seco, por isso não contém tomate na receita) e após o cozimento coloque a cebolinha e tampe.

Para a Farofa de Banana

  • 1. Descasque e corte as banaas em rodelas finas ou cubinhos, fritando bem, até corar. Reserve. Frite, à parte, a cebola. Acrescente a farinha e o sal, mexendo até corar a farinha. Coloque as bananas fritas, misture bem e retire do fogo.

  • 2. A primeira dica é colocar as bananas sobre um pano após cortar.

  • 3. A segunda é colocar óleo em quantidade suficiente que a banana não grude no fundo da panela.

Dicas

É receita típica da Culinária Cuiabana. Também conhecida como "Carne com Arrox" quando não acompanhada da farofa de banana. Sua história se confunde com a colonização do Estado de Mato Grosso há mais de 300 anos. Para receber o nome de Maria Isabel a carne com arroz deve se acompanhada pela farofa de banana. Tornou-se prato típico da região da Baixada Cuiabana e Pantanal devido à grande produção de Gado e à prática da secagem da carne para a sua conservação. O parentesco com o Arroz Carreteiro: O Arroz Carreteiro e a Maria Isabel são primos distantes. Enquanto o primeiro é originário de São Paulo e ainda é muito utilizado nas festas de Peão de Barretos, na famosa "Querma do Alho" e é conhecida em todo o cenário nacional, a Maria Isabel é uma receita regionalizada. Como já dito, o prato "maria isabel" é tão antigo quanto a colonização de Cuiabá, Capital do Estado de Mato Grosso, ou seja, tem quase 300 anos. Sua origem tem relação com as longas distâncias percorridas pelos bandeirantes e a necessidade de conservar os alimentos. A colonização da Capital Matogrossense remonta ao século 18 e sempre teve relação como a Cria de Gado na região do Pantanal, e a carne seca é uma das formas de conservar a carne.

Comentários

0

0 avaliações

Ricardo Prado21/08/2009

Eu posso dizer que a Maria Isabel acompanhou toda a minha vida, mas os momentos mais marcantes são as festas religiosas do "Divino" e de "São Benedito" em Cuiabá.