Churrasco do Santiago

A dica do Santiago é fazer esse tempero para a fraldinha, mas também pode ser com contra-filé, bananinha e até frango! Uma receita baseada nos churrascos paraguaios e rondonienses.

Já a dica do nosso sommelier no fim da receita é como harmonizar esse preparo com cervejas

Churrasco do Santiago

Foto: Carla Pereira Barbosa

Preparo

1h27

Porções

8

Calorias*

225,10kcal

Valor por porção

R$ 6,60

Ingredientes

Harmonização

Como Fazer

  • 1. Bata no liquidificador o alho, salsinha, cebolinha e sal grosso com a cerveja.

  • 2. Adicione o shoyu e bata novamente.

  • 3. Tempere a carne em uma travessa e reserve por uma hora.

  • 4. Se for a peça inteira, deixe no tempero por mais tempo.

  • 5. DICA: Prove o tempero para sentir o Sal e se for de seu gosto, coloque mais Shoyu se necessário.

  • 6. Na churrasqueira, faça o fogo e deixe fazer brasa. Não coloque para assar com o fogo alto e muito menos com o carvão aparecendo. Deixe a brasa ficar embranquecida, para assar por completo os cortes sem tostar o lado de fora e deixar a carne muito mal passada.

  • 7. Com a brasa no ponto, coloque os pedaços na grelha e com um pegador (tipo de salada ou de churrasco) vá virando a carne.

  • 8. O ponto da mesma varia com o gosto do assador e de quem vai comer. A receita fica boa tanto com carne no ponto quanto mal passada.

  • 9. Bom churrasco!

Harmonização

  • 1. Já que essa receita é mais sobre o tempero da marinada, então a dica aqui é sobre a cerveja que você usa nessa etapa. A sugestão é a Patagonia Amber lager, uma cerveja leve que traz um toque tostado e, mais especificamente na marinada, um caramelo leve que faz a carne ficar espetacular quando for para o forno. Claro, se você usou na marinada, tomar ela gelada quando estiver pronto faz todo sentido! Mas com moderação, tá?

Dicas

Este tempero serve também para assar outros cortes de carne bovina como Contra Filé e Bananinha.

Experimente este tempero com Frango. 

Não é a forma tradicional de Churrasco, mas a carne fica macia, com pedacinhos do alho, salsinha e cebolinha e com um gosto especial!

Influências do Churrasco do Paraná, Paraguaio, Matogrossense e Rondoniense.

Comentários

0

0 avaliações

Santiago Roa Junior27/11/2008

Sempre tive implicância com Churrasco feito de Bife ou na Grelha. Fui criado com churrasco no espeto, mas pelas andanças pelo Brasil não posso deixar de admitir, que um churrasco na grelha pode ficar bom. Mas só com Sal grosso fica bom, porém com grandes chances de melhorar... Resolvi botar a mão na carne e criei essa receita.