Escondidinho de Charque à la Pernambucana

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Escondidinho de charque à la pernambucana, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Escondidinho de charque à la pernambucana que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!
Escondidinho de Charque à la Pernambucana

Foto: CyberCook

Preparo

3h35

Porções

6

Calorias*

456,54kcal

Valor por porção

R$ 3,95

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Depois de descascada a macaxeira (mandioca), corte-as em pedaços médios para facilitar o seu cozimento, coloque em uma panela alta e cubrqa com bastante água. Deixe cozinhar por aproximadamente 2 horas para que fique bem solta e mole. Teste com um garfo, assim que a macaxeira (mandioca)estiver se partindo com facilidade pode desligar o fogo. Prepare o charque enquanto a macaxeira (mandioca) esfria um pouco, deste modo: antes de colocar a macaxeira no fogo, corte o charque em pedaços pequenos e coloque-os em uma caçarola pequena com água para que o seu sal saia bastante, troque a água por 3 vezes. Assim que a macaxeira (mandioca) estiver pronta, deixe o charque aferventar um pouco na água, escorra a água e frite sem óleo ou azeite. Deixe toda a água da carne sair o calor do fogão e ir esquentando-a até fritar, se preferir adicione um pouco de azeite ou óleo para fritar melhor. Acrescente a cebola cortada em rodelas finas, até a cebola amolecer e murchar, assim ela dará um gosto adocicado ao prato. Com a carne pronta, pegue pedaços pequenos - sempre em pequena quantidade por vez - com um pouco da água da macaxeira (mandioca) que sobrou na panela e bata no liqüidificador ou no processador, até formar uma massa homogênea. Isso acontecerá rapidamente já que a macaxeira (mandioca) está bem cozida. E assim vá preenchendo um refratário sempre com 2 camadas: macaxeira (mandioca) batida, por cima, o charque com cebola, até chegar ao final do refratário onde deve prevalecer a macaxeira dando nome ao prato de escondidinho de charque, já que não se vê a carne só a macaxeira (mandioca). Como sugestão: levar o refratário preenchido ao forno com queijo ralado salpicado em cima da macaxeira (mandioca) até gratinar.

Comentários

3

5 avaliações

ELIZANGELA02/02/2012

PODE PASSAR A MACAXEIRA NA PENEIRA GROSSA FICA MAIS FÁCIL E MAIS RÁPIDO TAMBÉM E PODE COLOCAR UM POUCO DE MOLHO DE TOMATE NA CHARQUE PRA DAR MAIS VIDA AO PRATO MUSSARELA POR CIMA E ORÉGANO. FICA ÓTIMA! BEIJOS A TODAS!

Ingrid22/03/2011

Eu sempre fiz escondidinho batendo a macaxeira com requeijão e creme de leite antes de pôr na forma com a charque... Essa receita sem dúvida alguma é mais simples, mas é preciso saber se é gostosa também.

Fábio Marcelo Fernandes01/02/2008

Excelente. O charque dá um sabor especial.

Maria Amélia Vieira da Cunha Serafim28/06/2007

Esta receita está perfeita!

Beatriz Vieira27/12/2006

Muito sem graça.