Ragu de Costela de Boi

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Ragu de costela de boi, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Ragu de costela de boi que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!
Ragu de Costela de Boi

Foto: Juliana Cimini

Preparo

1h20

Porções

12

Calorias*

230,47kcal

Valor por porção

R$ 2,91

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Lavar muito bem a carne e deixar no suco de limão.

  • 2. Colocar o óleo em panela de pressão e selar a carne aos poucos e reserve.

  • 3. Depois de selar toda a carne, voltar tudo pra panela e colocar a cebola e o alho.

  • 4. Misturar e deixar refogar bastante, mexendo sempre.

  • 5. Quando a cebola estiver mais translúcida, colocar o 1,2 L de água fervendo, o louro e os caldos de costela.

  • 6. Cozinhar na pressão por 35 minutos (contar o tempo após a pressão iniciar).

  • 7. Desligar a panela e esperar sair a pressão.

  • 8. Abrir a panela e ver se a carne está bem macia. Ela deve desfiar fácil, com a ajuda de um garfo.

  • 9. Se precisar, deixar mais um pouquinho na pressão.

  • 10. Desfiar toda a carne e voltar para o caldo da panela.

  • 11. Juntar o tomate, o vinho, e a polpa de tomate.

  • 12. Cozinhar com a tampa aberta, até o caldo engrossar.

  • 13. Colocar as ervas, mexer por 2 minutos.

Observações

  • 1. Observações: muito gostoso para comer com polenta, massa, pão, ou como a imaginação mandar! não usar vinho tinto de segunda, pois estraga a receita.

  • 2. Também não precisa ser muito caro, eu usei um chileno cabernet e ficou ótimo.

Dica do CyberCook

  • 1. Para a carne não soltar água na hora de selar, fritar aos poucos sem colocar nenhum sal (na receita não vai, mas a dica serve para qualquer preparo que tiver que selar a carne) e só mexer na carne para virar somente na hora que o cinza estiver chegando na parte que ficou pra cima do óleo, aí, virar delicadamente sem furar com o auxílio de uma escumadeira ou uma pinça.

  • 2. Isso vai diminuir muito a água que a carne solta e vai manter todos os sucos dentro dela, deixando-a macia e deliciosa.

Comentários

3

8 avaliações

Rolf18/05/2020

Parabéns pela receita, deixaria cozinheiro italiano com água na boca

CyberCook19/05/2020

Oi Rolf, tudo bem? Nós também adoramos essa receita! Muito saborosa! Quando fizer nos envie a foto para postarmos no site! Abraços.

afonso22/02/2013

Pena..... de quem não comeu o ragu da receita da mônica, agora só fazendo pra saber como é bom...... Então negada vamos tirar a lona e as grades desse papo fazer a receita, e não dar atenção pra esse comentário da roma nona sei lá o que é essa coisa.

Diogo21/02/2013

Ótima receita! O Roma! Concordo que com o osso fica melhor. Mas para de "se pendurar na receita dos outros" , como disse nosso amigo. Você se diz tão educado e de alto nível to comparando VACA ATOLADA com RAGÚ?! Do meu Ragú cuido eu! E deixa a monicota cuidar do dela. :)

sylvia21/02/2013

Nossa ! Ficou incrível ! Desmancha na boca e o complemento sugerido ... Hummmmmm ! 100 Estrelas !

Paulo21/02/2013

Testei a receita e achei o ragú delicioso. Roma, posta a sua. Quero comer seu Ragú!

Constancio Carvalho Neto19/02/2013

Concordo inteiramente com Roma. Não cometa o desatino de remover a carne crua da costela. Cozinhar a costela tal como veio do boi (vaca, novilho ou assemelhado) e só depois de bem macia, retirar a carne do osso. O gosto dessa carne ficará bem mais acentuado.

Monica Abreu21/02/2013

Constancio, como vai? Entendo o seu ponto, mas essa receita que postei é feita desta maneira, e ela não diminui a graciosidade do seu sabor.. talvez a costela cozida com seu osso realmente fique mais saborosa, mas acho que existe espaço para todo mundo e todos os métodos. De qualquer forma, fica a dica e quem sabe de uma próxima vez, eu faça a receita e mantenha os ossos antes de cozinhar? :) Obrigada.

ROMÃO MIRANDA VIDAL18/02/2013

Primeiro. Não generalize. Existe costela de vaca, de novilho, de novilha. Segundo. Não dificulte. Que tal uma receita de "Vaca atolada"? Fica mais fácil. Depois de fria e macia, retiram-se os excessos de gordura, as aponeuroses e as costelas. Cozinhar com as costelas, deixa o prato -Ragu - com mais sabor e ficam mais fácil de desfiar, do que cozinhar em separado.

geni valle bileski20/02/2013

primeiro: que tal pôr em prática a educação que"talvez" vc tenha recebido. Faça comentários relevantes à receita e não a redação, sexo do anjos, etc. Sr roma ou Sra. Roma, poste você o seu Ragú perfeito ao invés de ficar se pendurando na receita alheia. Pessoas deselegantes não são bem vindas em lugar algum. !

Monica Abreu20/02/2013

Roma, como vai? Fiquei meio surpresa com seu comentário.... Nao fui genérica, e sim específica: costela de BOI, e nao vaca, novilho, etc. Depois... Vaca atolada é um outro prato, uma outra receita, onde a carne é cozida com mandioca, nao leva vinho e tem outra proposta... Com carinho, aconselho que você teste a receita que postei, se tiver um pouco de tempo e paciência; garanto que vai gostar muito e constatar que é bem diferente de vaca atolada :)

ROMÃO MIRANDA VIDAL20/02/2013

Ao insignificante "zinho", a minha educação não permite que em um ato de rebaixamento ao seu nível seja ele em que nível se encontrar, se é que tal exista, entre em uma polêmica insipida, mas que tem as características odoríficas de CH4, venha me rebaixar em polemizar. Infelizmente pessoas como a sua, apresentam níveis de pertubação psicológica, não se adequam ao meio social, são mal resolvidas emocionalmente e faço das suas palavras as minhas: Pessoas deselegantes não são bem vindas em lugar algum!

Monica Abreu21/02/2013

Zinho, agradeço a sua colocação e gentileza. :) Roma, agora quem ta fazendo a polêmica é você, sendo tão duro nos seus comentários... ficou feio. Uma pena...