Tripa Lombeira - Receita de Dona Zica da Mangueira

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Tripa lombeira - dona zica da mangueira, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Tripa lombeira - dona zica da mangueira que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!
Tripa Lombeira - Receita de Dona Zica da Mangueira

Foto: CyberCook

Preparo

1h0

Porções

24

Calorias*

323,46kcal

Valor por porção

R$ 3,33

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Lavar a dobradinha com água e limão e cozinhar a dobradinha na panela de pressão com água, pimenta do reino, sal e louro por uma hora ou até ficar macia.

  • 2. Cortar a dobradinha em tiras e reservar.

  • 3. Cozinhar o feijão à parte e reservar.

  • 4. Cortar e escaldar o lombo, o paio e a costela até retirar o sal.

  • 5. Aquecer o óleo, dourar as cebolas e o alho, Juntar os tomates, os salgados e refogar.

  • 6. Acrescentar água e deixar ferver.

  • 7. Juntar a dobradinha, as cenouras cortadas em meia lua, as batatas em corte sauté, as azeitonas, a salsa e o feijão já cozido.

Dicas

Neta de D. Zica e Cartola, Nilcemar é formada em Letras e Nutrição e pós-graduada em Gestão na Qualidade. Atualmente cursa o Mestrado em Gestão de Bens Culturais e Projetos Sociais na Fundação Getúlio Vargas. É Diretora Cultural do G.R.E.S. Estação Primeira da Mangueira, Vice-Presidente do Centro Cultural Cartola e Diretora Técnico-Operacional do Museu e do Som.

Comentários

5

4 avaliações

gelson de almeida 24/11/2012

Muito bom receita de tripa lombeira

edna 28/08/2012

SERÁ O ALMOÇO DO DIA 12 DE SETEMBRO NA AVETE

simone pereira gonçalves 18/06/2010

O sabor é místico, porém dar pra identificar perfeitamente todas as carnes, ficou uma delícia! E nesse tempinho frio não tem coisa melhor; caiu como uma luva..

Gilvan Chegure26/10/2007

Por - NILCEMAR NOGUEIRA Do meu avô, Cartola herdei o prazer da palavra. As suas letras, que eu já li e leio infinitas vezes, sempre me trazem um dado novo, uma nova e encantadora forma de expressar a beleza, a tristeza, o amor... Fico pensando se um grande poeta escolhe a companheira ou se um anjo simplesmente cai do céu para protegê-lo, alimentá-lo e guardá-lo. Minha avó é esse anjo. Dentre as suas inúmeras qualidades estão o caráter, o espírito agregador, o bom humor, o otimismo e, sem sombra de dúvida, o gosto pela cozinha. Lembro-me dela cozinhando, do aroma que emanava das suas panelas, quando fui morar com ela, aos 14 anos - era uma poção mágica, feita com todo o apuro e amor, que, não por menos, me hipnotizava. Achei que era uma questão de justiça reunir a sua arte em uma obra. Com o livro DONA ZICA TEMPERO, AMOR E ARTE permito que você compartilhe comigo um pouco da história dessa guerreira e de um verdadeiro banquete, que alimenta não só o corpo, mas, sobretudo a alma, ensinamentos só possíveis por espíritos iluminados.