Como Fazer Iogurte em Casa
Preparo
2h0
Porções
20
Calorias*
208,35kcal
Valor por porção
R$ 1,19
Ingredientes
Como Fazer
1. Em uma panela misture o leite e o açúcar (coloque a placa Refratária sobre a trempe do fogão, evitando contato direto da chama com o fundo da panela) e aqueça até atingir a temperatura de 80ºC, sempre mexendo e conferindo a temperatura do leite com auxílio do termômetro (até atingir 80ºC).
2. Atingida a temperatura de 80ºC, desligue a chama e deixe a panela tampada por 10 minutos.
3. Após os 10 minutos, inicie o resfriamento do leite (cuidadosamente) até atingir a temperatura de 42ºC. Para agilizar o resfriamento, você poderá resfriar o leite em banho maria.
4. Utilize sempre o termômetro para conferir quando o leite e regular a temperatura para 42ºC (esta temperatura proporciona o desenvolvimento do fermento).
5. Ao atingir a temperatura de 42ºC adicione o conteúdo do envelope de Fermento Yog e mexa por alguns segundos. Tampe a panela e deixe fermentar (este período o fermento consome parte da lactose que é o açúcar do leite). O leite líquido se transforma no iogurte (uma coalhada firme, lisa, brilhante e muito aromática).
6. A partir deste momento, estará se iniciando a fermentação do leite, onde os lactobacilos estarão transformando o leite em iogurte. Este processo irá levar de 4 a 6 horas para se completar, momento em que o iogurte já estará pronto.
7. Durante este período é importante que o leite fique o mais próximo possível com a temperatura mantida nos 42ºC nos quais o fermento foi adicionado. Para isto você poderá embrulhar a vasilha tampada com panos de prato ou mesmo jornais, e conservá-la no forno (desligado) ou em ambiente fechado.
8. Após um período de 4 a 6 horas verifique se formou uma uma massa firme, compacta, com brilho e muito aromática. O iogurte está no ponto!
9. Guarde-o na geladeira até o dia seguinte (processo de resfriamento e formação de compostos aromáticos).
10. Após estar resfriado o iogurte já poderá ser consumido.
Material Necessário
1. 1 termômetro para laticínios (para medição das temperaturas)
2. 1 tela refratária (evita a queima do leite no decorrer do aquecimento)
Dica Cybercook
1. As iogurteiras encontradas atualmente no mercado, têm a função de auxiliar na manutenção da temperatura no decorrer da fermentação.
2. A forma que descrevemos acima, substitui o uso da iogurteira.
3. Outra opção é, utilizando uma caixa de isopor (fazendo o papel da iogurteira): coloque dentro da caixa de isopor em torno de 1 litro de água morna (temperatura de 42ºc).
4. Coloque a vasilha tampada com a mistura do leite e iogurte (3º passo) e tampe a caixa de isopor.
5. Armazene o iogurte em potes ou frascos devidamente higienizados e mantenha sob refrigeração.
6. A durabilidade é de até 40 dias e sem conservantes! depois de resfriado, misture frutas, mel ou fibras ao iogurte a gosto.