Como Fazer Iogurte em Casa

Essa receita aqui comprova que não tem como ficar sem leite em casa! Seja vegetal, animal ou em pó, seu leite para deixar suas receitas deliciosas está no Carrefour!

Como Fazer Iogurte em Casa

Foto: Milana Carvalho Ferreira

Preparo

2h0

Porções

20

Calorias*

208,35kcal

Valor por porção

R$ 1,19

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Em uma panela misture o leite e o açúcar (coloque a placa Refratária sobre a trempe do fogão, evitando contato direto da chama com o fundo da panela) e aqueça até atingir a temperatura de 80ºC, sempre mexendo e conferindo a temperatura do leite com auxílio do termômetro (até atingir 80ºC).

  • 2. Atingida a temperatura de 80ºC, desligue a chama e deixe a panela tampada por 10 minutos.

  • 3. Após os 10 minutos, inicie o resfriamento do leite (cuidadosamente) até atingir a temperatura de 42ºC. Para agilizar o resfriamento, você poderá resfriar o leite em banho maria.

  • 4. Utilize sempre o termômetro para conferir quando o leite e regular a temperatura para 42ºC (esta temperatura proporciona o desenvolvimento do fermento).

  • 5. Ao atingir a temperatura de 42ºC adicione o conteúdo do envelope de Fermento Yog e mexa por alguns segundos. Tampe a panela e deixe fermentar (este período o fermento consome parte da lactose que é o açúcar do leite). O leite líquido se transforma no iogurte (uma coalhada firme, lisa, brilhante e muito aromática).

  • 6. A partir deste momento, estará se iniciando a fermentação do leite, onde os lactobacilos estarão transformando o leite em iogurte. Este processo irá levar de 4 a 6 horas para se completar, momento em que o iogurte já estará pronto.

  • 7. Durante este período é importante que o leite fique o mais próximo possível com a temperatura mantida nos 42ºC nos quais o fermento foi adicionado. Para isto você poderá embrulhar a vasilha tampada com panos de prato ou mesmo jornais, e conservá-la no forno (desligado) ou em ambiente fechado.

  • 8. Após um período de 4 a 6 horas verifique se formou uma uma massa firme, compacta, com brilho e muito aromática. O iogurte está no ponto!

  • 9. Guarde-o na geladeira até o dia seguinte (processo de resfriamento e formação de compostos aromáticos).

  • 10. Após estar resfriado o iogurte já poderá ser consumido.

Material Necessário

  • 1. 1 termômetro para laticínios (para medição das temperaturas)

  • 2. 1 tela refratária (evita a queima do leite no decorrer do aquecimento)

Dica Cybercook

  • 1. As iogurteiras encontradas atualmente no mercado, têm a função de auxiliar na manutenção da temperatura no decorrer da fermentação.

  • 2. A forma que descrevemos acima, substitui o uso da iogurteira.

  • 3. Outra opção é, utilizando uma caixa de isopor (fazendo o papel da iogurteira): coloque dentro da caixa de isopor em torno de 1 litro de água morna (temperatura de 42ºc).

  • 4. Coloque a vasilha tampada com a mistura do leite e iogurte (3º passo) e tampe a caixa de isopor.

  • 5. Armazene o iogurte em potes ou frascos devidamente higienizados e mantenha sob refrigeração.

  • 6. A durabilidade é de até 40 dias e sem conservantes! depois de resfriado, misture frutas, mel ou fibras ao iogurte a gosto.

Dicas

Qual o melhor leite para fabricar iogurte em casa? O melhor leite, é o leite fornecido por empresas idôneas. Pode ser leite do tipo A, B, C, Longa Vida ou Desnatado. Caso queira também poderá utilizar leite direto da fazenda, já que o mesmo será pasteurizado. Consumido há muitos séculos, o iogurte é um alimento comprovadamente nutritivo, saudável e muito o saboroso. Pode também ser uma alternativa de consumo de lácteos por pessoas intolerantes à lactose (já que o processo de fermentação reduz cerca de 30 a 40% da lactose presente no leite). Possui ainda elevada digestibilidade além de ser extremamente versátil como ingrediente para bolos, doces e salgados. Expriente adoçar seu iogurte com um pouco de mel e uma pitada de canela ou preparar sua polpa de ameixa com suco de uva, o resultado é um sabor iniqualável e que nenhuma companhia que produz iogurte consegue elaborar. Nesta receita, você irá aprender a elaborar o seu próprio iogurte, maravilhoso, aromático e muito nutritivo! Com baixo investimento é muito fácil a elaboração do Iogurte em casa, bastando a aquisição do KIT para Fabricação de Iogurte, que inclui todos os utensílios e ingredientes necessários à fabricação (exceto leite e utensílios domésticos). (http://www.queijosnobrasil.com.br/portal/index.php?cod_tipo=5&cod_dados=48)

Comentários

0

0 avaliações