Receita alemã/ Doce de ovo

Essa receita aqui comprova que não tem como ficar sem leite em casa! Seja vegetal, animal ou em pó, seu leite para deixar suas receitas deliciosas está no Carrefour!

Receita alemã/ Doce de ovo

Foto: Cássio Rubio

Preparo

46 min

Porções

4

Calorias*

291,58kcal

Valor por porção

R$ 0,78

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Numa tigela bata os 4 ovos até misturar bem as gemas com as claras.

  • 2. Depois coloque o açúcar e a canela. Bata tudo muito bem. Na mão mesmo. Reserve.

  • 3. Numa panela em fogo médio derreta uma colher de sopa de manteiga, quando estiver bem derretida misture o creme de ovos que estava reservado. Deixe ferver, mexendo bem e sem parar até dar o ponto do doce!! Só então acrescente as 2 colheres de leite.

  • 4. Obs.: O leite ajuda a não endurecer nem deixa açucarar o doce.

  • 5. O doce pode ser saboreado frio ou quente. Na culinária alemã o costume é comer com pão caseiro também com nata ou coalhada.

Comentários

3

9 avaliações

Douglas Michels15/06/2021

Nossa! Igual o doce que minha vó fazia, filha de alemão, trazia na culinária e no idioma as raízes alemães. Há muito tempo eu procurava essa receita, e hoje achei essa receita que é igualzinho o que minha vó fazia. Vou fazer todo e comer com pão. Vielen Dank!!!

Ananda22/07/2014

Adorei...ainda mais quentinho...muito bom e rápido para fazer! Eu fiz algumas modificações, não tinha canela então adicionei baunilha; não tinha leite então não coloquei; e para incrementar adicionei coco ralado...ficou muito bom mesmo!!!

Juliana15/11/2013

Adorei a chimia! Delicioso...

Graziela C. Boing 29/01/2013

Quem ta comentando que não soube fazer, nunca ter ouvido falar e/ou achou estranho? Pois então, vcs não são alemães mesmo....kkkkk Este doce se chama chimia.. e já comi muito.. inclusive meu marido faz sempre pq as crianças amam!! Mas tem uma dica: Não deixe passar do ponto.. não deixar muito dura.. o segredo é colocar numa panela (se puder de ferro) que não seja fácil de grudar, panela que não queime rápido, mexa e logo tire!! Não deixe secar muito/encorpar muito!! É realmente de lamber os dedos!! Parabenizo ROSEMARAERNESTO por ter lembrado desta receita e ter disponibilizado para esse Brasilzão!! Pode-se dizer que é uma receita típica daqui.. pois já existe em nosso meio desde o comecinho de nosso país trazido pelos colonizados alemães. E eu como uma mistura e uma de minhas descendências é de alemão, bem típica brasileira.. e amei ver esta receita aqui. Que me traz muitas lembranças boas, lembranças de minha infância, de minha avó!!♥

Patricia Magalhães31/05/2013

Hoje bateu uma vontade de comer "chimia", doce que a minha avó Adelina, catarinense e neta de alemã, fazia para comermos com pão... Se bem que eu gostava mesmo era de comer puro, com a colher bem cheia! Não aprendi a fazer, não anotei a receita (ela sempre tinha as receitas "de cabeça", como dizia) e no saudosismo do doce, lembrei-me dos ingredientes, quando finalmente, encontrei-a aqui! Graziela C. Boing, só quem conviveu com descendentes de alemães sabe o quanto é gostosa uma Chimia, bem lisa, com consistência de geléia, não é?

Sílvia 23/07/2012

Fiz em casa, o negocio tem consistência de doce de banana com canela, o gosto é péssimo....

guih 17/05/2012

Não sei se fiz certo mesmo, mas ficou bom, e como não tinha tinha canela, fiz assim mesmo. Ficou com aparencia de ovos mexidos um pouco menos, digamos , "sólidos" que estes. Ah sim, eu pus 2 colheres de leite quando ainda estava no fogo e depois que absorveu um pouco , tirei do fogo e botei mais um pouco de leite e levei a geladeira.

sarah melo 19/03/2012

eu nunca ouvi falar em ovo doce mas confeso fico maravilhoso♥

Charlles 27/11/2011

Eu usei a batedeira para misturar os ingredientes, e óleo ao invés de manteiga, ficou com uma aparência de polenta, mais próximo a de um doce para passa no pão. Muito bom!

deusa 25/11/2011

fiz e ficou o maior estranho, o gosto ficou muito bom, mas com aparência de ovos mexidos, será que deixar passar do ponto? alguem me ajude

Miryan 05/10/2010

Eu nunca havia escutado falar em Doce de Ovos,mas experimentei na casa de uma amiga. E adorei,é muito forte ,é claro,mas é muito gostoso!