Baklava de Nozes (Baklavas Me Karydia)

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Baklava de nozes (baklavas me karydia), são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Baklava de nozes (baklavas me karydia) que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!
Baklava de Nozes (Baklavas Me Karydia)

Foto: Flávia Hani Ayache

Preparo

2h30

Porções

25

Calorias*

403,39kcal

Valor por porção

R$ 3,39

Ingredientes

Calda

Como Fazer

  • 1. Massa: Abra a massa folhada pronta e corte 5 partes no tamanho da forma que sera usada e 1 parte um pouco maior que a forma. Total: 6 partes. Corte mais 2 folhas de massa folhada, coloque - as sobre uma assadeira e sobre as 2 partes coloque uma grade, para que nao percam a forma. Asse as duas partes em forno pre aquecido a 170c por 25 a 30 minutos. Reserve.

  • 2. Recheio: Passe os 500g de nozes no processador, misture o açucar, a canela e as nozes. Servira como recheio. Reserve.

  • 3. Montagem na Forma: Forre o fundo e a lateral de uma forma quadrada de 24cm x 24cm x 6,5cm, com manteiga e papel manteiga e monte o doce da seguinte maneira: Coloque 4 folhas de massa folhada cruas untadas com manteiga. Coloque mais 1 folha de massa crua sem untar com manteiga.

  • 4. Espalhe um pouco de recheio de nozes. Coloque sobre a farofa 1 folha de massa folhada assada. Espalhe mais recheio de nozes e cubra com a outra folha de massa folhada assada. Espalhe o restante do recheio e finalize com a folha de massa folhada crua maior, acertando as laterais na forma.

  • 5. Pincele manteiga derretida. Mergulhe os dedos em uma vasilha com a agua fria e polvilhe sobre a massa crua. Com uma faca afiada, risque pedaços em quadrados ou losangos, no doce. Coloque em forno pre aquecido, a 170c, e asse por 1 hora. Retire o doce do forno, deixe esfriar e regue com a calda ainda quente. Deixe esfriar novamente. Corte o doce em pedaços onde houve os riscos e decore com nozes.

  • 6. Sirva frio.

Calda

  • 1. Ferva a agua com o açúcar por 5 minutos.

  • 2. Adicione o mel, a canela em pau, os cravos e ferva por mais 5 minutos.

  • 3. Retire os cravos e a canela e deixe ferver por mais 5 minutos, mexendo sempre.

Dicas

Retirada do Mais Voce e foi dada em... 13/08/04.

Comentários

5

1 avaliações

lia06/10/2013

excelente