Barrinha de Chocolate com Frutas Secas

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Barrinha de chocolate com frutas secas, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Barrinha de chocolate com frutas secas que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!
Barrinha de Chocolate com Frutas Secas

Foto: CyberCook

Preparo

1h21

Porções

30

Calorias*

109,33kcal

Valor por porção

R$ 0,91

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Numa tábua, pique o chocolate ao leite.

  • 2. Transfira o chocolate picado para uma tigela refratária grande e leve ao microondas para derreter. Se preferir, derreta o chocolate em banho-maria, mexendo sempre. Para fazer o banho-maria, leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo médio. Quando ferver, desligue e encaixe a tigela refratária com chocolate. A água não deve encostar no fundo da tigela, pois o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate. Assim que derreter, retire a tigela da panela, com cuidado para não se queimar. É muito importante não deixar o vapor entrar em contato com o chocolate, pois a água faz com que ele perca o brilho. Por isso, a tigela deve ser maior do que a panela com a água.

  • 3. Numa superfície limpa de trabalho, de preferência uma mesa ou tábua de mármore, despeje 2/3 do chocolate derretido. Com uma espátula de confeiteiro, mexa o chocolate no sentido das bordas para o centro, para que esfrie um pouco, mas sem deixar endurecer. Se estiver usando um termômetro, pare de mexer o chocolate quando ele atingir 28ºC. Ou seja, ele deve estar líquido, mas frio.

  • 4. Com a mesma espátula, volte o chocolate manipulado à tigela com o 1/3 de chocolate derretido e misture bem. A temperatura final do chocolate deve aumentar para 30ºC. Na cozinha profissional, para que as temperaturas sejam precisas, o termômetro digital é sempre utilizado. Em casa, sem o termômetro, o truque é trabalhar com o chocolate frio, porém fluido.

  • 5. Numa fôrma própria para fazer barrinhas de chocolate, despeje o chocolate derretido, preenchendo todas as cavidades. Bata a fôrma na superfície de trabalho para não deixar que se formem bolhas de ar.

  • 6. Rapidamente, antes que o chocolate seque, sobre cada barrinha coloque um pedaço de nozes, um de damasco e uma uva-passa. Com as mãos, pressione levemente para que elas grudem no chocolate.

  • 7. Deixe secar por 20 minutos e desenforme.

Comentários

0

0 avaliações