Massa doce para torta

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Massa doce para torta, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Massa doce para torta que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!
Massa doce para torta

Foto: CyberCook

Preparo

40 min

Porções

4

Calorias*

592,34kcal

Valor por porção

R$ 1,79

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Coloque no processador com as facas de metal a farinha, o açúcar e o sal. Pulse só até misturar. Adicione a manteiga e pulse uma 12-15 vezes, até obter uma mistura parecida com migalhas de pão.

  • 2. Com o processador ligado, acrescente o ovo e o creme de leite. Pulse até a mistura começar a se juntar.

  • 3. Método manual:

  • 4. Misture a farinha, o açúcar e o sal numa tigela ou numa superfície de trabalho. Abra um espaço para os cubinhos de manteiga ou esfregue-os com as mãos até a mistura ficar parecida com migalhas de pão.

  • 5. Bata o ovo e o creme de leite numa tigelinha. Junte-os à mistura usando uma colher de pau.

  • 6. Preparo da massa:

  • 7. Coloque a massa sobre um filme plástico. Achate-a, formando um disco de 18cm de diâmetro e envolva no filme plástico. Leve à geladeira por no mínimo 30 minutos (ou até 48 horas).

  • 8. Unte levemente com os dedos ou pulverize uma forma desmontável de 28cm de diâmetro.

  • 9. Tire a massa da geladeira, remova o filme plástico e coloque-a numa superfície fresca. O ideal é fazer uso de uma pedra de mármore (encontrada em lojas gourmet) porque ela, sendo fria, não deixa a massa amolecer muito rápido. Polvilhe um pouco de farinha nos dois lados da massa.

  • 10. Abra a massa entre duas folhas de filme plástico (ou papel-manteiga) até ela ficar com 3mm de espessura e cerca de 33cm de diâmetro. De vez em quando, levante o filme ou papel e polvilhe um pouco de farinha para não grudar. Se, a qualquer altura do procedimento, a massa ficar mole demais, volte a coloca-la na geladeira até firmar.

  • 11. Retire a folha superior do plástico para transferir a massa para a superfície de trabalho. Polvilhe o rolo com um pouco de farinha e vá enrolando a massa em torno dele, soltando-a da folha de plástico.

  • 12. Cautelosamente, vá desenrolando a massa sobre a forma untada sem apertar. Com os dedos, acomode a massa na borda da forma tomando bastante cuidado para não rasga-la. Dobre o excesso de massa para dentro, de modo a criar uma borda grossa de 5mm de espessura. Se quiser, leve para gelar por mais 30 minutos antes de assar.

  • 13. Preaqueça o forno a 200ºC por aproximadamente 20 minutos, antes de colocar a forma com a massa. Cubra a assa com papel alumínio e encha com pesos de culinária ou feijão cru. Asse-a por 5 minutos, depois diminua a temperatura do forno para 190ºC. Asse por 5-10 minutos ou até ficar firme e dourada.

Comentários

5

1 avaliações

dercio ventini01/04/2012

Oi, Nati Porto, a sua receita é muito boa, gostei dos detalhes para o modo de preparo, muitissimo bem explicado, considerando-se que voce tenha 11 anos, como diz, esta de parabens,eu comecei a preparar pratos com minha avó Portuguesa com essa idade, isso ja fazem uns 60 anos.Gostaria de fazer uma observação, vc não precisa colocar as medidas em recipientes (xicaras) e peso, escreva somente uma medida, fica mais facil para entender.PARABENS, continue enviando mais receitas.

Nati Porto31/03/2012

e muito gostoso tente