Massa Sequinha para Tortinhas Doces ou Salgadas

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Massa sequinha para tortinhas doces ou salgadas, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Massa sequinha para tortinhas doces ou salgadas que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!
Massa Sequinha para Tortinhas Doces ou Salgadas

Foto: Regina Tie Kawai

Preparo

26 min

Porções

20

Calorias*

57,32kcal

Valor por porção

R$ 0,09

Massa Doce

Massa Doce

  • 1. Numa vasilha coloque o trigo,açucares e fermento e misture bem. Com massa salgada, fazer a mesma coisa.

  • 2. Pegue a forminha e passe na água, escorra, encha com o trigo. Tire o excesso, passe na agua, escorra e passe no trigo. Faça esse processo por 8 vezes para massa fina, 12 vezes para massa media e 15 vezes para massa grossa. Tire a massinha que se forma nas laterais.

  • 3. Asse até dourar.

Dicas

Massa salgada:

300 gr de farinha de trigo

1 envelope de caldo de legumes em pó

1 pitada de sal

1 pitada de fermento biológico em pó

1 vasilia grande com agua morna

Material necessáio: forminhas de tortinhas untadas com mantega

Pode-se ser congeladas apos assadas, por ate 90 dias. Somente rechear quando for servir, e nao usar recheios liquidos, elas ficao igual as forminhas compradas no supermercado pra aperitivos.

Comentários

1

6 avaliações

Alexandre Brandao06/09/2012

Gostaria de cumprimentar a letrada Maria Rita Pontes, diante de comentários tão "instrutivos" para todos nós que gostamos de culinária, só posso dizer da mesma forma como ela escreveu: Meu"S" Deus...

Lúcia 26/01/2012

Segundo o dicionário Informal (on line), ABATUMAR significa: "Disse-se do estado da massa quando ela não se mistura corretamente e sua consistência é heterogênea." e BATUMAR: "Define-se como batumado pessoa, coisa ou objeto inanimado que esteja amassado, podre, que já não serve mais, feio, cabuloso ao extremo." , ou seja, abatumar está correto. Não pratiquei a receita ainda, mas já "pratiquei" centenas de aulas para jovens e adultos em fase de alfabetização, e cada palavra escrita é uma vitória. Concordo que algumas palavras estão escritas incorretamante segundo as normas de português, mas converse, senhora Maria Rita Pontes, com um professor de português e peça para ele explicar o que realmente é certo ou errado. E, para finalizar, se você conseguiu ler todas as palavras e entendeu todas, a comunicação foi estabelecida. Sinal de que não somos analfabetas funcionais, como milhares de brasileiros.

Suzana Souza19/01/2012

Gostaria de comentar a resposta de Maria Rita Pontes,eu acho que você foi muito indelicada ao chamar a autora da receita de analfabeta,provavelmente ela não teve o grau de estudo que o seu,mas pode ter certeza que ela publicou essa receita com boa vontade de ensinar a qualquer um que precisar de sua ajuda.O que você escreveu aqui Maria Rita é muito vergonhoso,eu não conheço essa pessoa,mas estou defendendo porque achei uma falta de educação da sua parte publicar um comentário grotesco desses a uma pessoa que você ao menos conheceu.

Maria Rita Pontes 27/12/2011

Meus Deus!!! Fiquei chocada ao ler essa receita de massa sequinha para tortinhas. Primeiro, a pessoa que dá a receita escreve grosseiramente: 300 gr (é símbolo de que, pois de grama - g - não é!!) Escreve vasilia, credo!! Será que ela quis dizer VASILHA? Escreve também escesso - nossa, não sabe escrever EXCESSO; proscesso - PROCESSO; veses - VEZES e, pasmem: caricimas - CARÍSSIMAS...nossa, fico sem saber o que dizer disso, afinal está publicado num site conhecido... e os comentários? A dona escreve abatumaram??? O que é isso???? Socorro, voltem para a alfabetização, por favor!!!

Quézia de Oliveira18/06/2014

E a tua pontuação...

carolmazi 31/03/2011

não entendi bem o processo de passar na água...........eu passo a forma encho com a massa e passo na água de novo ????tô confusa

Marilia Barbosa da Silva 19/06/2010

Boa noite minha querida. Tentei fazer a receita da tortinha doce ou salgada. Não deu certo. Abatumaram. É muito difícil de fazer. Fica melecada a forminha da barquete e não cozinha direito. Fica com geito de abatumada. É muito demorado de fazer, e nãofica gostosa. A aparencia da massa é horrível. Quem sabe está faltando alguma coisa. Muito obrigada.