Strudel de Massa Doce de Nozes

Essa receita aqui comprova que não tem como ficar sem leite em casa! Seja vegetal, animal ou em pó, seu leite para deixar suas receitas deliciosas está no Carrefour!

Strudel de Massa Doce de Nozes

Foto: Edgard Machado

Preparo

2h45

Porções

30

Calorias*

364,12kcal

Valor por porção

R$ 1,79

Ingredientes

Recheio

Como Fazer

  • 1. Massa de fermento

  • 2. Numa tigela misture 100 g de farinha de trigo (reserve os outros 400 g), 15 g de fermento granulado e depois 250 ml de leite morno (30º C a 34º C). (DICA: se utilizar o fermento biológico dilua-o antes no leite morno e depois misture-o na farinha de trigo). Misture bem até que fiquem bem incorporados.

  • 3. Sobre esta massa despeje o restante da farinha de trigo (400 g reservados acima), 100 g açúcar, 100 g margarina ou manteiga, 1 colher (café rasa) de sal, ½ colher (café) de essência de baunilha, raspas da casca de 1 limão e 3 gemas. NÃO MISTURE, apenas deixe descansar.

  • 4. Quando você observar que a farinha despejada começa a rachar, formando uma erosão é o momento de sovar a massa. Sove bem e depois deixe descansar numa tigela coberta com papel filme ou pano. Volte a sová-la e só então estará preparada para uso.

  • 5. OBS: O ponto da massa é importante: quanto menos sovada, o glúten não se desenvolve e a massa fica sem elasticidade. Nota-se o ponto com os dedos, ela se solta facilmente e tem uma aparência lisa e de boa elasticidade.

  • 6. Numa superfície lisa misture nas mãos 400 g de farinha de trigo com 400 g de margarina até homogeneizar.

  • 7. Na mesma superfície lisa coloque 400 g da massa de fermento (preparada acima) e abra-a. Espalhe por toda a superfície a mistura de farinha e margarina (reservada acima) e incorpore bem. Novamente estique a massa com o auxílio de um rolo, coloque o recheio (de sua preferência) por toda a superfície da massa, reservando as bordas para facilitar o fechamento. Enrole como um rocambole. Pincele 3 gemas e risque com um garfo para formar um desenho.

  • 8. Leve para assar em forno pré-aquecido a 190º C por 30 a 35 minutos.

Recheio

  • 1. Numa tigela misture as nozes moídas, a uva passas escuras, pitada de canela, rum e mel (para dar o ponto) até formar uma massa compacta (o ponto é muito importante: se for muito mole, corre o risco do recheio se desfazer durante o cozimento no forno; muito duro ficará com consistência pesada). Reserve.

Comentários

0

0 avaliações