Tarteletes potiguar

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Tarteletes potiguar, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Tarteletes potiguar que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!
Tarteletes potiguar

Foto: zulmira

Preparo

1h30

Porções

80

Calorias*

39,94kcal

Valor por porção

R$ 0,50

Massa de Feijão Verde

Pasta de Feijão Verde (recheio)

Massa de Feijão Verde

  • 1. Lavar o feijão. Cozinhar o feijão na água por + - 20 minutos. Escorrer. Amassar o feijão em um processador. Misturar todos os outros ingredientes até formar uma massa homogênea. Modelar em formas pequenas. Levar ao forno à 180º C (já pré-aquecido) durante + - 15 a 20 minutos. Desenformar e acrescentar o recheio.

Pasta de Feijão Verde (recheio)

  • 1. Lavar o feijão. Cozinhar o feijão na água por vinte minutos. Escorrer. Amassar o feijão em um processador. Reservar. Ralar o queijo. Reservar. Assar a carne de sol embrulhada em papel alumínio por uma hora com forno a 200º C. Desfiar e processar a carne (se preferir). Juntar todos os ingredientes. Colocar a pasta em bico dosador de tamanho adequado às fôrmas utilizadas. Finalizar. Decorar parte superior da pasta com um pedaço de pimenta biquinho e uma folha pequena de coentro.

Dicas

- O nome escolhido de nossa produção (apesar de ser uma produção bem regionalizada), a batizamos de TARTELETES POTIGUAR. Tarteletes são pequenas tortas individuais de origem francesa, também considerads petit-four, confeccionadas originalmente com pâte sablé. Podem ser recheadas com cremes, frutas, geléias etc. - A nossa produção, apesar de usarmos o mesmo formato, conseguimos adaptá-la e regionalizá-la. - Em nossas produções, como estávamos pesquisando sobre ingredientes brasileiros, especificamente o FEIJÃO, após escolhemos trabalhar com o FEIJÃO VERDE, fazer algumas análises organolépticas (cor, brilho, sabor, odor e a textura), e algumas experiências em formatos de apresentar nossas produções, chegamos a uma conclusão de produzir esta que apresentamos nestas duas Fichas Técnicas, onde desmenbramos a técnica de preparação em dois momentos diferentes devido existir para massa um processo de coccção e para pasta (recheio) não. - Receita em parte inovadora, usando em sua maioria produtos típicos do nordeste, acompanhando a tedência “Cuisine du Terroir”, em português Cozinha Regional, é um tipo de cozinha que cobre as especialidades regionais ao nível do produto e do receituário, em que os componentes principais (ingredientes ou produtos de alta qualidade) são dessa mesma região. * Qualquer dúvida no modo de preparo desta receita, por favor, fiquem à vontade em me contactar.

Comentários

0

0 avaliações

JOAO TEIXEIRA DE MOURA NETO MOURA21/03/2010

Esta receita me reporta a universidade, onde tive (e ainda estou tendo) a oportunidade de ampliar meus horizontes (conhecimentos: técnicas, habilidades e competências). Foi lá que, em um grupo de trabalho e pesquisa sobre a origem do feijão, tive a idéia de desenvolver uma massa feita de feijão verde. Daí, o resto dos ingredientes, o recheio, os demais ingredientes, os testes e análises organolépiticas vieram da criatividade, inovação e colaboração de todos, ou seja, foi produto de um trabalho em equipe (Eu, Fátima Frere, Sônia Filgueiras, Joilma Evangelista, Selma Dantas e Dayse Maia).