Leitão à Pururuca

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Leitão à pururuca, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Leitão à pururuca que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!
Leitão à Pururuca

Foto: CyberCook

Preparo

9h10

Porções

55

Calorias*

573,05kcal

Valor por porção

R$ 8,84

Tempero do leitão

Leitão à pururuca

Tempero do leitão

  • 1. Numa tigela misture sal, alho amassado, orégano desidratado, pimenta calabresa, pimenta malagueta curtida na cachaça, pimenta síria, pimenta-do-reino moída, açafrão, louro, cominho em pó, hortelã seca e noz-moscada moída. Reserve.

Leitão à pururuca

  • 1. Com o auxílio de uma faca afiada, fure a carne de 1 leitão limpo (com +/- 12 kg) dividido em 2 bandas. OBS: Não fure a pele do leitão, somente fure a carne. Reserve.

  • 2. Num saco de plástico grande (ou recipiente grande) coloque o leitão e tempere com 12 colheres (sopa) de tempero pronto (OBS: para cada kg de leitão coloque 1 colher de sopa), 1 copo (tipo americano) de suco de limão, 1 copo (tipo americano) de cachaça com manjericão (batida no liquidificador), 1 copo (tipo americano) de vinho branco seco (de boa qualidade), 2 colheres (sopa) de ervas de provance (ou ervas picadas de sua preferência) e 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo. Misture tudo muito bem e guarde na geladeira por 7 dias.

  • 3. Retire o leitão da geladeira e despreze a marinada. Lave o leitão para retirar o excesso dos temperos. Coloque o leitão com a parte da costela virada direto na grelha da churrasqueira (com abafador) ou em forno a gás (sobre uma grelha dentro de uma assadeira) e asse a 150º C por 6 a 7 horas. OBS: Não coloque o leitão direto na assadeira, pois a pele queima.

  • 4. Depois de assado, pururuque o leitão que pode ser feito de 3 maneiras:

  • 5. 1 - Jogar óleo ou azeite fervente (+/-220ºC) sobre a pele do leitão (ainda quente) depois de bem assado.

  • 6. 2 - Outra maneira é assar o leitão na brasa sobre uma grelha, em fogo lento e depois de pronto e ainda quente tostar o couro bem próximo das brasas, com cuidado para não queimar.

  • 7. 3 - Depois de assado e ainda quente utilizar um pururucador e pururuca o couro do leitão.

  • 8. OBS: Pururucador: queimador de infravermelho a gás, que imita o calor de um braseiro com alta temperatura (800ºC).

Dicas

 Foi inventado pelo Dr. Luiz Ney em 2001. (R$ 220,00 reais)

Comentários

0

0 avaliações