Muçarela de búfala

Essa receita aqui comprova que não tem como ficar sem leite em casa! Seja vegetal, animal ou em pó, seu leite para deixar suas receitas deliciosas está no Carrefour!

Muçarela de búfala

Foto: CyberCook

Preparo

24h0

Porções

40

Calorias*

150,06kcal

Valor por porção

R$ 0,94

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. *Atenção: Este não é o fermento comum; é um produto específico, que deve ser comprado em casas especializadas. O fermento selecionado contém bactérias que transformam as características do leite e dão elasticidade ao queijo

  • 2. Despeje o leite de búfala na panela, e acenda o fogo. Essa é a etapa de pasteurização do leite: deixe a temperatura em até 63 graus, e mantenha o leite no fogo por 30 minutos.

  • 3. Passados os 30 minutos, desligue o fogo e adicione os outros ingredientes: primeiro o coalho, depois o fermento selecionado diluído. A mistura deve descansar por 50 minutos, até o leite coalhar. Corte a coalhada várias vezes, em diversos sentidos.

  • 4. Aos poucos, a mistura inicial vai se dividir em um líquido amarelo e grãos mais brancos, que serão usados pra fazer a massa do queijo. Mexa tudo por 15 minutos com o fogo desligado, e depois continue mexendo por mais meia hora, com o fogo aceso.

  • 5. Empurre todos os grãos pra parede da panela, e amasse-os bem. Na seqüência, despeje o soro amarelado em outra panela, e conserve só a massa.

  • 6. Logo que sai da panela, a massa da mussarela de búfala precisa de um período de descanso de 20 horas, em temperatura ambiente. Com o passar do tempo, a massa vai perder água e ficar mais consistente.

  • 7. Depois do período de descanso, corte a massa e coloque as fatias numa assadeira. Vá despejando punhados de fatias numa panela com água quente, e aos poucos vai surgir uma massa uniforme.

  • 8. Quando a massa estiver uniforme, é hora de fazer os moldes, com as mãos. Cuidado para não mexer na massa muito quente, mas também não demore muito a ponto de ela endurecer. As peças mais comuns têm formato de bola ou de fios, para depois formar a trança.

  • 9. Para finalizar, deixe as peças prontas em uma salmoura, por três horas. A medida é mais ou menos 200 gramas de sal para cada litro de água; vá despejando o sal até os queijos começarem a boiar

Comentários

0

0 avaliações