Como fazer Ricota em Casa?

Essa receita aqui comprova que não tem como ficar sem leite em casa! Seja vegetal, animal ou em pó, seu leite para deixar suas receitas deliciosas está no Carrefour!

Como fazer Ricota em Casa?

Foto: wilma Loschi de Oliveira

Preparo

3h41

Porções

35

Calorias*

81,77kcal

Valor por porção

R$ 1,48

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. 1º passo: Deposite os 10 litros de soro (deve estar previamente coado) em uma panela e adicione 1 envelope de Bicarbonato de Sódio, misture.

  • 2. 2º passo: No fogão coloque a tela refratária sob a trempe. A tela refratária tem a função de evitar que a chama fique diretamente em contato com o fundo da panela. Aqueça até que atinja temperatura de 75ºC (use o termômetro para medir a temperatura).

  • 3. 3º passo: Ao atingir 75ºC adicione o leite. Caso queira uma ricota desnatada, utilize leite pasteurizado desnatado.

  • 4. 4º passo: Continue o aquecimento até que atinja a temperatura de 90ºC e adicione neste momento o Ácido Cítrico (1 envelope) dissolvido previamente em meio copo com água filtrada.

  • 5. 5º passo: Ao adicionar o Ácido Cítrico (90ºC), abaixar o fogo e observar a formação de uma massa subindo à superfície (o soro fica completamente esverdeado).

  • 6. 6º passo: Recolha a massa cuidadosamente com auxílio de uma escumadeira, enchendo a forma.

  • 7. 7º passo: Após 15 minutos vire a ricota caso queira o formato de queijo mais uniforme.

  • 8. 8º passo: Deixe na forma por aproximadamente 3 horas, desenforme e conserve a ricota na geladeira. O consumo pode ser imediato.

  • 9. O sal é opcional e pode ser polvilhado sobre a superfície da ricota ou adicionado sobre a massa antes da enformagem. A Ricota é muito versátil na culinária podendo ser condimentada ou transformada em pasta!

Você vai precisar de

  • 1. 1 termômetro para laticínios

  • 2. 1 tela refretária

  • 3. 2 formas para Ricota

Dicas

Ricota é um tipo de queijo denominado albuminoso, elaborado a partir do soro de queijos o qual é rico em albumina (proteína). Para a elaboração da Ricota é necessário portanto a obtenção de soro, que pode ser de qualquer tipo de queijo. Em média 10 litros de soro rende de 300 a 500 gramas de Ricota, fator que depende da qualidade inicial do leite. Com baixo investimento é muito fácil fazer Ricota em casa, bastando a aquisição do KIT para Fabricação da Ricota, que inclui todos os utensílios e ingredientes necessários à fabricação (exceto leite e utensílios domésticos).

Comentários

3

5 avaliações

cristiane 05/01/2013

Poderia usar vinagre no lugar do acido citrico????

maria luiza ribeiro09/11/2012

gostaria de saber se posso usar o soro que acabei de fazer o meu queijo frescal, se nao vai ficar com muita quimica pois tem 10 litros de soro que a pessoa joga fora eu nunca fiz nem um nem outro mas gostaria muito de fazer e de saber pois vou morar um uma chacara e nao gostaria de dormir o dia inteiro, pois sou cabeleireira, faço trico, crochet, artesanato em geral mas gostaria de fazer queijo obrigado desde ja

Luana Belo03/08/2011

Onde posso conseguir soro de queijo...E as outros ingrediêtes....

melissa 23/12/2010

Mas quantos ingredientes em! Muito difícil... As vezes eu nem entendo o que significa aqueles nomes difíceis!!!

ruy pinho 17/08/2009

gostaria de receber a receita de como fazer