Massa básica para pizza, calzone e pão sírio

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Massa básica para pizza, calzone e pão sírio, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Massa básica para pizza, calzone e pão sírio que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!
Massa básica para pizza, calzone e pão sírio

Foto: Marcela Andrade

Preparo

2h44

Porções

34

Calorias*

145,00kcal

Valor por porção

R$ 0,27

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Misture bem a farinha de trigo com o sal. Faça uma cova no centro e coloque o fermento biológico, o açúcar e aos poucos o óleo e a água. Sove bem a massa até obter uma massa homogênea e que desprenda da mãos. Se necessário adicione mais água. Forme uma bola, cubra com um pano úmido e deixe descansar até dobrar de volume.

  • 2. Pizza

  • 3. Modo de abrir a massa: Divida a massa em porções de 200g e forme bolas firmes para deixar crescer novamente. Sobre uma mesa polvilhada generosamente com a farinha de trigo, abra com um rolo no formato de disco e passe um pincel para retirar o excesso. Arrume sobre a pá ou fôrma de pizza, espalhe o molho de tomate e pré-asse por cerca de 15 minutos em forno médio (180ºC), preaquecido. Espalhe o recheio de sua preferência e volte ao forno para terminar de assar ou guarde pré-assada.

  • 4. Calzone

  • 5. Divida a massa em porções de 300g e deixe crescer. Abra em formato de disco, coloque o recheio de sua preferência, feche como um pastel e forme um cordão de massa na beirada, torcendo para fechar. Asse, pincele com molho e queijo ralado por cima, volte ao forno para dourar o queijo. Sugestão de recheio: mussarela ralada, rodelas de tomate e orégano,

  • 6. Pão Sírio

  • 7. Divida a massa básica em porções de 60g, faça bolas e deixe crescer. Forme discos com um rolo de macarrão e asse em forno quente (250ºC), preaquecido, por 15 minutos ou até dourar ligeiramente. Utilize para beirutes, acompanhamentos ou no seu dia-a-dia. Dica: depois de assado, congele até por um ano.

Comentários

4

4 avaliações

analia13/08/2013

muito boa essa receita,fiz e todos gostaram!!!!

joão carlos 08/03/2010

Vc não deu a dica p/ o que fazer se a massa não der a liga (acrescentar + trigo??) e quanto tempo de forno. Grato, (41-9123.0609)

DENILSON MESQUITA22/03/2008

MUITO LEVE ESSA MASSA. FIZ COM METADE DA ÁGUA INDICADA NA RECEITA E COLOQUEI AZEITE NO LUGAR DO ÓLEO (NA MESMA QUANTIDADE QUE DIZ NA RECEITA) E FICOU UM SUCESSO!