Pastelão de legumes e frango do Tio Zeca

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Pastelão de legumes e frango do tio zeca, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Pastelão de legumes e frango do tio zeca que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!
Pastelão de legumes e frango do Tio Zeca

Foto: Carla Rodrigues

Preparo

1h41

Porções

15

Calorias*

360,77kcal

Valor por porção

R$ 5,35

1ª ETAPA

2ª ETAPA

1ª ETAPA

  • 1. Corte todos os legumes em cubos pequenos e, numa panela, leve-os a cozinhar em água com o caldo , até ficarem macios, mas não se desfazendo. Após a cozedura, escorra a água e reserve

  • 2. Se tiver disponível Raiz de Gengibre, use um pedaço para dar um toque extra de sabor aos legumes, mas retire após o cozimento.

2ª ETAPA

  • 1. IMPORTANTE: O frango (ou galinha) deve ficar imerso no Vinho Madeira, Vinagre e Suco de Laranja desde o inicio do preparo da receita.

  • 2. Numa panela, de preferência com Teflon, despeje o Azeite, acrescente a Cebola, o Alho, o Louro e o Presunto. Dê um ligeira fritura, em fogo médio, até alourar a cebola. Acrescente agora o Tomate e o Molho . Mexa por aproximadamente 1 minuto e junte a Galinha, com a mistura liquida, e o Pimentão. Misturar tudo bem e deixe ferver, agora em fogo baixo, por cerca de cinco minutos.

  • 3. Junte então a Pimenta desejada, a Berinjela, a Salsa e a Cebolinha, o Orégano e o Molho Inglês e um pouco de água – deverá ficar só úmido, sem encharcar. Mexa e deixe levantar fervura por um minuto.

  • 4. Desligue o fogo.

  • 5. Nessa mesma panela, se tiver capacidade para tanto – ou então utilize qualquer outro recipiente – vá juntado, os legumes cozidos que estavam reservados, a Maçã, as Azeitonas e a Noz Moscada. Misture tudo muito bem. Agora bata os ovos e junte, reservando uma pequena porção para pincelar a tampa do pastelão.

  • 6. Misture tudo muito bem.

  • 7. Acrescente o Queijo. Misture tudo muito bem. Confira o Sal.

  • 8. Numa forma Pirex redonda, após ser untada com manteiga, coloque a rodela de massa e ajeite-a para fechar o melhor possível as bordas. Despeje os ingredientes até ficarem ao nível das bordas e cubra com a rodela (Tampa) da massa.

  • 9. De umas picadas na massa para ajudar o vapor a sair. Passe manteiga por cima e pincele com o ovo. Espalhe uma porção de açúcar por sobre o ovo, é excelente no sabor final. Vai ao forno a 200º C até ficar bem douradinho.

  • 10. Sirva, preferencialmente, frio.

Dicas

Não existe, portanto, uma romantica origem para este prato. Realmente ele apareceu para me livrar de uma boa porção de galinha assada que havia sobrado de uma festa de familia. Hoje - engraçado - de vez em quando, compro uma parte de galinha já assada unicamente para fazer o Pastelão.

Comentários

3

1 avaliações

Jose Pereira30/09/2011

Este prato surgiu num aproveitamento de sobras de frango assado. Como desejava uma receita que não necessitasse de nenhum outro acessório de acompanhamento, criou-se o Pastelão. Talvez uma simples salada de alface, se vc. gostar, vai bem.