CyberCook
Livro de receitaBuscar receitasAcessar perfil

Torta capixaba

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Torta capixaba, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Torta capixaba que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!

Preparo

1h15

Porções

12

Calorias*

166,35kcal

Cifrão

Valor por porção

R$ 8,06

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Para cozinhar o siri, o caranguejo, o camarão, a ostra, o sururu e o badejo, faz-se refogados com cada um deles separadamente e retira-se todo o caldo, deixando-os o mais seco possível. Prepare um novo refogado com cebolas, alho, pimenta, azeite de oliva, azeitonas, limão e o palmito, deixando secar e ganhar consistência.

  • 2. Juntam-se os diversos refogados, mexendo até evaporar a água.

  • 3. Adiciona-se então o bacalhau desfiado para dar liga à massa.

  • 4. Deixa-se esfriar um pouco e mistura-se à massa 3 claras batidas em neve, às quais foram misturadas as gemas.

  • 5. Coloca-se a massa em uma panela de barro, leva-se ao forno, retirando-se quando estiver dourada.

  • 6. Enfeita-se com rodelas de cebola, fatias de ovos cozidos e azeitonas inteiras.

Dicas

assim como acontece com a moqueca, é a utilização da única e verdadeira panela de barro, aquela executada há mais de 400 anos pelas paneleiras de Goiabeiras, Vitória-ES. Mas....se não tiver jeito....faz assim mesmo.

Comentários

0

0 avaliações

Carolina Entringer Pereira01/05/2007

Assim como a deliciosa Moqueca Capixaba, esta receita é uma das mais tradicionais da gastronomia capixaba, encontrada facilmente nos melhores restaurantes do estado do Espírito Santo. É muito comum e já faz parte da tradição capixaba o seu consumo na Sexta-Feira Santa, por se tratar de um prato à base de peixe e crustáceos, mas por aqui ninguém é doido de ficar esperando esta data para deliciar-se com esta maravilha culinária. Eu acredito que vocês, após provarem esta receita, também não agüentarão esperar tanto tempo para comer novamente a Torta Capixaba. Um detalhe muito importante na confecção da torta, assim como acontece com a moqueca, é a utilização da única e verdadeira panela de barro, aquela executada há mais de 400 anos pelas paneleiras de Goiabeiras, Vitória-ES. Mas....se não tiver jeito....faz assim mesmo.