Torta de Tomate

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Torta de tomate, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Torta de tomate que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!
Torta de Tomate

Foto: Luiz Lapetina

Preparo

1h22

Porções

12

Calorias*

279,83kcal

Valor por porção

R$ 1,60

Ingredientes

Massa

Montagem

Recheio

Como Fazer

  • 1. Corte o tomate em fatias com aproximadamente dois centímetros de altura. Coloque as fatias em uma frigideira sem gordura e grelhe no fogo bem baixo, até ficarem parcialmente escurecidas. Alguns pedaços vão ficar mais escuros do que outros.

Massa

  • 1. Misture o sal, a farinha com a manteiga gelada cortada em pedacinhos. Utilize a ponta dos dedos para trabalhar mais rapidamente. Em seguida acrescente 1 colher(sopa) de água gelada, trabalhe a massa até formar uma bola. Acrescente mais uma ou duas colheres de água, não deixe a massa muito mole para poder esticá-la com um rolo.

  • 2. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma fôrma de fundo solto. Forre o fundo, e as laterais, apenas até metade da altura com a massa. Fure o fundo algumas vezes com um garfo. Guarde na geladeira.

Montagem

  • 1. Retire a massa da geladeira. Em seguida coloque o recheio e por cima cubra com os tomates grelhados.

  • 2. Por último polvilhe o queijo ralado e o pão de fôrma esfarelado. Leve a torta para assar até que fique dourada.

Recheio

  • 1. Doure levemente a cebola e o alho na manteiga, acrescente a farinha e mexa com força. Quando a farinha começar a ferver acrescente aos poucos o leite. Mexa sem parar até obter um mingau grosso. Tempere, acrescente o queijo e a gema. Misture bem.

  • 2. Bata a clara em neve com uma pitada de sal. Misture a clara ao molho de queijo.

  • 3. Obs: a quantidade de leite varia de 2 xícaras a 3 xícaras, de acordo com a textura do creme, pois deve ficar um mingau grosso.

Comentários

4

2 avaliações

Yara Regina17/01/2013

Muito saborosa, algo diferente, parabéns.

debora 17/01/2013

Gostei muito da receita, porém troquei o tomate pela abobrinha, ficou ótimo! (Debora)