Cuscuz Paulista de Sardinha

O cuscuz paulista é um clássico das festas. Você pode se basear nesta versão do CyberCook e preparar do jeito que pessoal em casa preferir: só com legumes, com carne, ovos. Para deixar o prato ainda mais especial, decore de um jeito bem bonito e leve à mesa!

Cuscuz Paulista de Sardinha

Foto: adriano martiniano

1/2

Foto: Veridiana Tomazi

2/2

Preparo

1h0

Porções

24

Calorias*

90,17kcal

Valor por porção

R$ 0,00

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Doure o alho e a cebola picadinha em duas colheres de sopa de óleo, acrescente o molho de tomate, a água e os dois tabletes de caldo de legumes. Deixe levantar fervura.

  • 2. Depois abaixe o fogo e acrescente as ervilhas, o milho verde, as azeitonas verdes picadas, as sardinhas, o cheiro-verde picado, e por fim, vá acrescentando aos poucos as duas xícaras e meia de flocos de milho.

  • 3. A consistência não deve ser muito grossa. Desligue.

  • 4. Montagem do cuscuz: unte uma fôrma redonda com buraco no meio e forre toda a superfície interna com rodelas de tomate, fatias de pimentão verde e vermelho, 2 ovos cozidos em rodelas e 1 lata de sardinha.

  • 5. Agora despeje a massa na fôrma e leve ao forno médio pré-aquecido por apenas 10 minutos.

  • 6. Variações: substitua a sardinha por camarões, atum, calabresa ou carne seca desfiada.

  • 7. Use e abuse da imaginação amigo(a).

  • 8. Obs: : na hora de colocar as sardinhas na panela aproveite todo o conteúdo das latinhas, isso vai dar mais sabor ao prato.

Dicas

A história do cuscuz o cuscuz tem origem no norte da áfrica, e é feita com sêmola moída e cozida no vapor.

Pode ser servida com carne ou peixe, legumes e embutidos, e recebeu novos ingredientes e importância histórica em terras paulistas, entre os séculos xvii e xviii.

Os tropeiros, que partiam da capital para a exploração do interior do estado e em direção às minas das gerais para comercializar seus produtos, costumavam levar em seus recipientes de alimentos farinha de milho com galinha, feijão ou milho.

Durante a viagem, a farinha de milho absorvia o caldo do frango e os ingredientes se misturavam formando um virado.

Mais tarde, ele foi chamado de cuscuz paulista.

Não há registros precisos sobre como o cuscuz se espalhou pelo mundo e se tornou uma receita tão querida e popular.

Uma das hipóteses é a de que o prato teria chegado à europa com a invasão muçulmana à península ibérica, no século xiii.

Livros de receitas da época comprovam a assimilação.

De lá, os judeus sefarditas europeus, tendo incorporado o cuscuz à mesa, levaram o prato para os locais em que se exilaram, como itália e oriente médio, após serem expulsos da península ibérica, em 1492, na época da guerra santa.

No sul há o cuscuz paulista e também o mineiro, com recheio de peixe esfiado, crustáceos, molho espesso de tomates, constituindo refeição substancial.

Sempre de milho.

Fonte da história: uma revistinha antiga minha.

Comentários

0

0 avaliações