Espaquete com frutos do mar

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Espaquete com frutos do mar, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Espaquete com frutos do mar que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!
Espaquete com frutos do mar

Foto: Catia de Freitas Alves

Preparo

2h50

Porções

12

Calorias*

282,16kcal

Valor por porção

R$ 4,75

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. 1. Comece preparando os ingredientes do molho. Retire a pele e a semente dos tomates. Corte-os tomates. Descasque a cebola e corte-a em cubos pequenos. Lave bem o cheiro verde e pique-o em pedaços bem pequenos. Descasque o dente de alho e pique-o.

  • 2. 2. Retire a cabeça e a casca dos camarões. Faça um corte pequeno nas costas dos camarões e retire a tripa.Num recipiente, coloque os camarões inteiros, os anéis de lula e os mariscos e tempere-os com sal, pimenta-do-reino e algumas gotas de limão. Se os mariscos estiverem na concha, retire-os delicadamente e reserve algumas conchas para enfeitar o prato.

  • 3. 3. Leve uma panela pequena com água para esquentar. Quando a água atingir cerca de 80 graus (quando bolhas começam a surgir do fundo do recipiente) acrescente os lagostins e cozinhe-os por cerca de 10 minutos, mas não deixe a água ferver para que não fiquem duros. Se os lagostins já estiverem fora da casca, pule este processo, apenas corte a carne em pedaços e junte-a no recipiente com os frutos do mar temperados.

  • 4. 4. Retire os lagostins da panela e espere esfriar. Separe a cabeça da cauda. Se quiser, guarde as cabeças para decorar o prato. Com a ajuda de uma tesoura de cozinha, corte a carcaça da calda pelo lado interno. Retire a carne e corte-a em fatias grossas. Reserve.

  • 5. 5. Numa panela pequena, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo para derreter. Acrescente as conchas de vôngole e refogue bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Coloque ½ xícara (chá) de água e cubra com uma tampa. Deixe cozinhar por cerca de 8 minutos no fogo baixo ou até que as conchas comecem a abrir.

  • 6. 6. Retire a panela do fogo, escorra a água e reserve os vôngoles. Não os retire das conchas. Atenção: se por um acaso alguma concha não se abrir, despreze-a.

  • 7. 7. Leve uma panela com bastante água ao fogo alto para ferver. Enquanto a água esquenta, comece a preparar o molho.

  • 8. 8. Leve uma frigideira grande e funda ao fogo médio. Acrescente o azeite e coloque a cebola picada. Refogue-a por cerca de 2 minutos ou até que fique transparente.

  • 9. 9. Acrescente o alho picado e refogue por mais 1 minuto. Aumente bem o fogo e acrescente os camarões, as lulas, os mariscos e frite-os por cerca de 2 minutos. Retire os frutos do mar com uma escumadeira e coloque-os num prato. Reserve.

  • 10. 10. Acrescente os tomates picados na frigideira e mexa bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino.Refogue-os por cerca de 2 minutos.

  • 11. 11. Acrescente o conhaque e o vinho branco. Refogue por mais 2 minutos. Coloque o espaguetini na panela com água fervendo. Cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem. Enquanto o macarrão cozinha, finalize o molho.

  • 12. 12. Acrescente os frutos do mar reservados de volta à frigideira. Cozinhe por mais 2 minutos, após este tempo, os frutos do mar poderão ficar duros e borrachudos.

  • 13. 13. Verifique os temperos e se for preciso coloque mais sal e pimenta. Desligue o fogo e acrescente o cheiro verde a gosto.

  • 14. 14. Escorra o macarrão e coloque-o num recipiente grande ou divida em 2 pratos. Distribua o molho entre os pratos, decore com a cabeça dos lagostins e se quiser, coloque alguns mariscos de volta à casca.

  • 15. 15. Sirva a seguir.

Comentários

0

0 avaliações