Spaghetti alla Puttanesca

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Spaghetti alla puttanesca, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Spaghetti alla puttanesca que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!
Spaghetti alla Puttanesca

Foto: Marta de Lima Ribeuiro

Preparo

1h46

Porções

9

Calorias*

335,26kcal

Valor por porção

R$ 3,03

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Refogue o alho e a cebola em azeite quente (coloque todo o azeite menos uma colher de sopa) Deixe murchar e acrescente a anchova (fogo baixo) e cozinhe, mexendo com uma colher de pau, até as anchovas se desmancharem.

  • 2. Aumente o fogo para médio e adicione os tomates com uma pitadinha de sal.

  • 3. Quando o molho começar a ferver, abaixe o fogo e cozinhe até os tomates terem se reduzido e se separado do óleo, entre 20 a 40 minutos, dependendo do tamanho da panela.

  • 4. Retire do fogo e reserve.

  • 5. Ponha 4 litros de água para ferver em uma panela grande.

  • 6. Deixe a água ferver primeiro e depois acrescente um punhado de sal grosso, que segundo os italianos é melhor para cozinhar massa que o sal refinado e coloque a massa toda de uma vez quando estiver fervendo, mexendo até os fios submergirem.

  • 7. Quando a massa estiver quase no ponto volte o molho ao fogo médio e adicione o manjericão, as alcaparras e as azeitonas.

  • 8. Com a massa al dente, escorra, acrescente uma colher de sopa de manteiga, e junte ao molho em fogo baixo, adicionando o restante do azeite.

  • 9. Prove o sal e sirva.

Dicas

A história que se conta do prato é que seria usado pelas prostitutas para seduzir os clientes, já que Puttanesca é prostituta. Conta-se que antigamente, na Itália, na zona de Nápoles, as prostitutas, trabalhadoras até altas horas da madrugada, no dia seguinte sempre se levantavam já com o sol alto, chegando aos postos de venda dos mercados quando estes já escasseavam de ingredientes para elaborarem os seus pratos de massa. Encontravam apenas o que as senhoras não queriam e que sobrava nos postos de venda… anchovas, alcaparras e tomates. Assim, misturando estes ingredientes elaboravam o molho que juntavam aos pratos de massa diários, derivando dai o nome de pasta à la putannesca. Bem, nessa história de “puttanesca” existem várias versões: há quem diga que é porque o prato é como um encontro com uma prostituta: fácil, rápido e bom! Outros dizem que é porque se faz rapidinho, entre dois trabalhos de “puttanesca”…

Comentários

0

0 avaliações