Panetone (do Rogério Shimura)

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Panetone (do rogério shimura), são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Panetone (do rogério shimura) que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!
Panetone (do Rogério Shimura)

Foto: CyberCook

1/2

Foto: Paula Caetano Ramos

2/2

Preparo

2h0

Porções

25

Calorias*

367,28kcal

Valor por porção

R$ 2,45

Massa

Cobertura

Biga

Esponja

Massa

  • 1. Numa tigela coloque a farinha de trigo, o leite em pó, o açúcar, e a massa biga e as gemas e misture bem com auxílio das mãos.

  • 2. Junte a esponja preparada, a essência de panetone e o sal.

  • 3. Misture novamente a massa até formar uma bola seca.

  • 4. Neste momento transfira a massa para uma mesa (de preferência de mármore) e junte a manteiga.

  • 5. Sove a massa até ficar lisa e um pouco pegajosa.

  • 6. Adicione o recheio e misture delicadamente para agregar todo o recheio a massa.

  • 7. Porcione em 550 g ou 100 g e deixe descansar por 30 minutos.

  • 8. Depois deste tempo, pressione a massa com as mãos e boleie-a.

  • 9. Coloque nas fôrmas próprias para panetone e levar para fermentar na geladeira de um dia para o outro.

  • 10. Retire da geladeira e espere a massa crescer dentro das fôrmas por mais ou menos 1 hora.

  • 11. Para um panetone com brilho: pincele ovos, faça um x em cima da massa de panetone, coloque um pedaço de manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 170 graus, por cerca de 40 minutos.

  • 12. Para um panetone opaco: leve ao forno pré-aquecido a 170 graus, por cerca de 40 minutos.

  • 13. Espere esfriar e sirva.

Cobertura

  • 1. Numa batedeira bata as claras em ponto de neve. Depois adicione o açúcar de confeiteiro e bata até a consistência de merengue. Desligue a batedeira e incorpore a castanha de caju picada grosseiramente. Coloque sobre o panetone e se quiser dar uma dourada na merengue, leve ao forno a 250 graus por 10 minutos ou até adquirir a cor desejada.

Biga

  • 1. Numa tigela misture a farinha de trigo, a água e o fermento biológico e deixe descansar em temperatura ambiente por 24 horas. Reserve.

Esponja

  • 1. Numa tigela misture a farinha de trigo, o fermento para pão e a água e deixe a massa descansar por 30 minutos. Reserve.

Dicas

A biga se difere da massa fermentada por não conter sal em sua preparação. Assim como a massa fermentada, é um pré-fermento, só que mais firme. E como não tem sal, que é um controlador da fermentação, a quantidade de fermento é menor.

Os sabores do pão são provenientes do grão e não do fermento, então quanto menos fermento, melhor. Sendo assim, a biga deve ter no máximo 0,5% de fermento em relação à farinha.

Recomenda-se fazer a biga no dia anterior ao preparo do panetone.

A essência de panetone pode ser trocada por raspas de 1 laranja ou 1 limão.

As uvas passas podem ser substituídas por 600 g de chocolate ao leite em gotas OU 450 g de laranja desidratada e picada OU 350g de amêndoas picadas.

Comentários

4

11 avaliações

Maria de Fátima Miranda Lopes24/10/2019

posso usar fermento granulado ao invés de fermento fresco

CyberCook06/11/2019

Oi Maria, tudo bem? Obrigada pelo seu contato :) Sem, você pode usar o fermento biológico seco, nesse caso use 20 gr ao invés de 60 gr, ok? Depois nos conte como ficou. Abraços.

Edilene inocencio de souza17/12/2015

Boa tarde! Na receita e utilizada toda a biga? pois na receita pede apenas 100g e só de farinha vai 120

CyberCook17/12/2015

Olá Edilene! Obrigada pelo seu contato. Na receita pede-se para utilizar toda a biga na preparação da massa do panetone. Mas lembre-se que a biga deve ficar descansando por 24 horas em temperatura ambiente. Abraços, Equipe CyberCook.

Marcely Reis08/12/2015

Por favor, alguém poderia me informar quantos panetones de 500g consigo produzir com esta receita? Obrigada

CyberCook08/12/2015

Olá Marcely! Obrigada pelo seu contato. Tudo depende do tamanho das formas de panetone que você utilizar, essa receita rende em média 5 panetones médios. Abraços, Equipe CyberCook.

Edith09/11/2015

Maravilhoso! super macio!

Jaqueline28/10/2014

Na minha cidade não consigo comprar o fermento fresco pra pão, pq é muito quente. Qual a proporção para usar o fermento seco? Posso trocar por fermento seco, aquele que vem em saquinho? Aguardo

CyberCook28/10/2014

Oi Jaqueline! Pode sim! A proporção é 3 tabletes do fermento fresco para 1 envelopinho do fermento seco. Abraços, Equipe CyberCook

Flávio Sá21/09/2014

Fiz a receita e a massa ta mt mt pesada

CyberCook21/09/2014

Olá Flávio! Você deve ter cuidado na hora de trabalhar a massa. Não se pode sovar muito para evitar que endureça. A quantidade de farinha também é importante, coloque a farinha aos poucos até acertar o ponto. Se colocar toda de uma vez pode acontecer de passar do ponto. Atenciosamente, Equipe Cybercook

Flávio Sá13/09/2014

Queria saber quantos panetones rende essa receita.

CyberCook13/09/2014

Olá Flávio! Tudo depende do tamanho das formas de panetone que você utilizar, essa receita rende em média 5 panetones médios. Atenciosamente, Equipe Cybercook

Fabio28/12/2013

Bom día¡ Quería saber se o fermento biológico eh a mesma coisa que fermento para pao¿ Obrigado

CyberCook28/12/2013

Oi Fabio! É a mesma coisa sim, e existe o fermento biológico fresco, vendido em tabletes, e o seco, vendido em envelopes. Abraços, Equipe CyberCook

Francis Laine Batistela Machado 06/12/2012

Olá boa tarde...nesse momento acabei de fazer a receita do panetone indicado pelo Rogério via Youtube, porém achei que a massa ficou muito pesada e está demorando muito pra crescer...já fiz outras receitas e nenhuma delas ficou com essa textura de massa.Gostaria de saber o que pode estar errado? Obrigada.

mirlene macedo da silva 10/11/2012

Já fiz a receita e fica muito bom., macio e muito leve. uma delicia. sempre colocando muito e carinho.