Pão de Cristo

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Pão de cristo, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Pão de cristo que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!
Pão de Cristo

Foto: Cristiane R. Garcia

Preparo

13h48

Porções

60

Calorias*

129,70kcal

Valor por porção

R$ 0,13

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Pegar 1/3 do fermento (ver abaixo como fazer) e colocar o litro de água, as 4 colheres de açúcar, 4 colheres de farinha de trigo e o sal numa bacia. Sem mexer nos ingredientes, cubra-os com um pano branco. Reserve.

  • 2. No dia seguinte, pela manhã, mexer a mistura reservada no dia anterior com uma colher de pau e voltar a cobri-la .

  • 3. A tarde dividir o liquido em tres partes iguais. Passar duas partes para duas amigas e na parte restante acrescentar os ovos batidos rapidamente, 1 xícara de óleo, as 7 colheres de açúcar e a farinha de trigo. Amasse e, enquanto amassa, faça um pedido a Cristo Depois de Amassado cubra novamente com o pano branco e reserve

  • 4. No dia seguinte, pela manhã, faça os pãezinhos (se forem pequenos rendem 20 unidades) Coloque-os na assadeira levemente untada, cubra com pano branco e deixe-os crescer Se a manhã estiver quente, ás 13 horas os pães estarão crescidos. A tarde verifique se os pães já estão bem fofinhos e leve-os ao forno para assar.

Dicas

Fermento

1400 ml de água

8 colheres (sopa) de açúcar

8 colheres (sopa) de farinha de trigo

2 colheres (chá) de sal

 

Esta é a preparação do fermento inicial:

1o. Dia:

Misturar 1 litro de água, 4 colheres de açucar, 4 de farinha de trigo e uma colher de sal em uma vasilha de plastico ou vidro cobrir com pano e deixar por 3 dias sem mexer em um lugar seco (observar fermentação, vão aparecer bolhas)

3o dia acrescentar 400 ml de agua, 4 colheres de açucar, 4 farinha de trigo e uma colher de sal, cubra de novo deixe por mais dois dias.

A fermentação depende do dia, se estiver quente fermenta mais rapido, não ultilize nada de metal para mexer a massa.

No quinto dia pela manha mexa o fermento divida em 3 partes iguais com uma parte faça o pão, a segunda de para alguem e a terceira use para fazer outro pão.

 

Não utilizar nada de metal para fazer a massa, pode colocar frutas cristalizadas para fazer o pão. Nota do CyberCook: Esta receita, além de ter um componente de fé, traz para a sua cozinha o sentido da amizade e do companheirismo através da arte de fazer pães, pois o princípio do fermento é exatamente este. Usamos normalmente fermentos comprados prontos mas a fermentação foi descoberta assim, com um pedaço de massa de farinha com água deixada por alguns dias sem assar, percebeu-se que, ao "azedar" ela crescia fazendo o pão ficar bem mais macio. Para armazenar este fermento é necessário alimenta-lo diariamente com 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, 4 colheres (sopa) de água e 1 colher (sopa) de açúcar. Misture bem e após 1 hora está pronto para uso. Este fermento pode durar anos, desde que seja seja alimentado todos os dias.

Comentários

0

0 avaliações

Magali11/06/2015

Amo as receitas deste site a anos. Já fiz várias com sucesso, mas não achei a receita de Pão de Cristo bem explicada. O fermento (1/3) , se alimentado diariamente, no fim de uma semana eu teria uma massa extremamente dura. A própria receita está confusa. Atenciosamente magalio