Tórtano, Pão Rústico Napolitano

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Tórtano, pão rústico napolitano, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Tórtano, pão rústico napolitano que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!
Tórtano, Pão Rústico Napolitano

Foto: Luiz Lapetina

Preparo

2h0

Porções

124

Calorias*

138,30kcal

Valor por porção

R$ 0,90

Ingredientes

Recheio

Como Fazer

  • 1. Misture a farinha, o açúcar, o sal e o fermento.

  • 2. Durante a mistura, vai adicionando a água até dar liga.

  • 3. Depois, deixe a massa descansar por, no mínimo, uma hora.

Recheio

  • 1. Divida a massa em duas partes e abra – de preferência na pedra em formato ‘ovalado’.

  • 2. Passe a metade da gordura por toda a massa e distribua a metade da calabresa por toda a superfície.

  • 3. Com uma bisnaga, coloque a metade do catupiry e, por cima, coloque a metade da mozzarella (é o catupiry que permitirá a mozzarella e a calabresa grudarem).

  • 4. Depois enrole a massa no formato de uma ‘cobra’ e repita a mesma operação com a outra parte da massa, fazendo uma segunda ‘cobra’.

  • 5. Em uma fôrma untada com manteiga, entrelace as duas massas (já na forma de ‘cobra’) , passe novamente a manteiga por cima, regue com azeite extravirgem e polvilhe com queijo parmesão.

  • 6. Deixe o pão descansar por uma hora, antes de assar.

  • 7. Leve ao forno coberto com papel alumínio por aproximadamente duas horas em forno à lenha (para assar em forno convencional, duas horas e meia em temperatura média).

Comentários

4

4 avaliações

SELMA PEPITA DOS SANTOS FERREIRA XA 02/12/2021

Claudio Villa, morro de vontade de fazer esse pão, mas preciso de dicas: qdo na receita fala “dar liga” qual é o ponto? Sovar, massa mais mole como o pão italiano! Grata

CyberCook07/12/2021

Selma, o ideal é sovar a massa até que ela fique bem elástica e lisa. Um bom teste é apertar a massa com o dedo e observar, se ela começar a “voltar”, está no ponto. Agradecemos seu comentário. Equipe CyberCook.

Claudio Villa09/09/2011

Para alcançar resultados ainda melhores, substitua a linguiça calabresa defumada pela fresca da seguinte forma: 1 - Em uma panela, ferva uma boa quantidade de água pura 2 - Quando estiver fervendo, abaixe o fogo e coloque a linguiça calabresa fresca. 3 - cozinhe-a na água por aproximadamente 20 minutos (ela irá adquirir uma cor branca opaca 4 - Após esse tempo, retire, escorra e espere esfriar 5 - Com a ajuda de um estilete (ou uma faca bem afiada) remova completamente a pele (tripa da linguiça) que por estar cozida não irá se desmanchar 6 - Corte a em rodelas e siga os procedimentos normais para a montagem do pão. Eu também substitui a muçarela por provolone suave e exclui o catupiry da receita e o resultado é fantástico. Outra dica para facilitar na hora de assar e evitar que a massa fure é colocar o pão trançado dentro de uma forma redonda de pudim (essas com furo no meio) untada com manteiga. Bom divertimento

Eduardo Godinho14/06/2009

Mesmo demorando bastante, essa receita é show! Fiz sucesso com todos que provaram!! Dica: fazer metade da receita vale a pena, pois rende muito!! []'s Edu Godinho