Ostras ao Forno com Alho e Azeite

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Ostras ao forno com alho e azeite, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Ostras ao forno com alho e azeite que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!
Ostras ao Forno com Alho e Azeite

Foto: CyberCook

1/2

Foto: Flávia Lucas

2/2

Preparo

28 min

Porções

5

Calorias*

139,99kcal

Valor por porção

R$ 8,96

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Ligue o forno para aquecer. Forre a travessa com sal grosso, para equilibrar as ostras e não perder o seu sumo.

  • 2. Distribua as ostras pela travessa, com a parte branca da concha para baixo e a preta para cima. Coloque a travessa no forno bem quente até que as ostras abram uma fresta (cerca de 5 minutos). Retire a travessa do forno (não desligue) e deixe esfriar o suficiente para manusear as ostras.

  • 3. Quando as ostras estiverem frias o suficiente, pegue com a mão protegida por um pano, insira a faca pela fresta entre as conchas e corte o músculo que prende a carne da ostra da concha superior.

  • 4. Corte rente à concha com cuidado, para não virar a ostra e perder o sumo. Após cortar o músculo, solte a faca e arranque a tampa da ostra puxando com a mão. Com a ostra aberta, corte o músculo que prende a carne na concha de baixo, para deixá-la toda solta. Faça isto com todas as ostras, colocando-as de novo na travessa, equilibradas na mesma cavidade que elas estavam no sal grosso. Tempere as ostras com um fio de azeite e alho granulado desidratado (+/- uma colher de cafezinho por ostra). Coloque a travessa novamente no forno até que o caldo ferva dentro da concha.

  • 5. Retire a travessa, coloque uma folha de manjericão em cima de cada ostra e sirva. Disponibilize sal, pimenta do reino e azeite, para quem quiser.

  • 6. A receita fica excelente acompanhada de um bom espumante. Vc pode variar o tempero das ostras usando queijo gorgonzola, molho branco com parmesão ou seu preferido.

Dicas

Outros ingredientes: 1 pacote de sal grosso (para forrar a travessa)

Esta receita é dedicada ao meu amigo cooker Indalesio 20 que gosta dessas iguarias. Esta receita é tb para quem não sabe abrir as ostras, pois na receita elas abrem naturalmente quando vão ao forno.

Comentários

5

3 avaliações

maria 29/03/2013

ótima receita

José Indalécio Vasconcelos Belarmino23/03/2008

Neste sábado me acordaram com uma sacola de ostra pedindo prá eu fazer esta receita da nena, e eu mandei brasa, depois levei com a galera lá pro bar do meu amigo "Cara Ruim" ai não deu outra foi só festa. Obrigado nena!!

José Indalécio Vasconcelos Belarmino23/03/2008

Nema esta tua receita de ostra deu maior ibop com a galera principalmente pelo tempero é simplesmente show!!

Aldenôra Finizola de Oliveira25/01/2008

Temos aqui uma praia chamada "Galinhos" e a ostra é pega na hora, fresquinha. Então já temos o nosso barzinho escolhido de um dos nossos amigos, então é reunião certa aos domingos.