Açorda de bacalhau da dona antônia

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Açorda de bacalhau da dona antônia, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Açorda de bacalhau da dona antônia que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!
Açorda de bacalhau da dona antônia

Foto: CyberCook

Preparo

27h15

Porções

5

Calorias*

554,15kcal

Valor por porção

R$ 9,13

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. 1. numa panela, aqueça água o bastante para cobrir as postas do bacalhau. quando tiver em quase ponto de fervura, acrescente o bacalhau e, antes que ferva, abaixe o fogo. cozinhe por 15 minutos e escorra, reservando a água do cozimento. espere amornar e separe o bacalhau em lascas grandes, tirando toda pele e espinhas. reserve.

  • 2. 2. corte o pão em fatias grossas e pique com a mão em pedaços menores. coloque num recepiente e acrescente 2 conchas do caldo do cozimento do bacalhau ou apenas o suficiente para que o pão fique totalmente embebido. reserve.

  • 3. 3. em uma tigela, coloque 2 dentes de alho picados, 1 ovo inteiro e 4 colheres de sopa de azeite; mistire com o fluet (batedor de claras manual) e acrescente 2 conchas do caldo do cozimento morno. não pare de mexer e não esqueça que o caldo tem que estar morno para que o ovo não cozinhe.

  • 4. 4. refogue a cebola com azeite numa panela de fundo grosso (de preferência de ferro), acrescente o restante do alho picado (2 dentes), depois o bacalhau e espere até dourar. coloque 1 concha do caldo e misture bem.

  • 5. acrescente o pão (retire o excesso do líquido. apertando-o com as mãos) e cozinhe tudo por 5 minutos ou até que fique encorpado.

  • 6. 5. adicione os ingredientes da tigela e mexa sem parar até que engrosse um pouco e cozinhe os ingredientes. ele fica numa consistência pedaçuda e úmida. ajuste o sal e a pimenta-do-reino e coloque o bacalhau numa travessa para gratinar no forno.

  • 7. 6. para escalfar os ovos, encha uma panela com 2/3 de água e coloque 1 colher sopa de vinagre para cada litro de água.

  • 8. coloque os ovos um a um assim que começar a ferver, deixe no fogo baixo para conseguir um cozimento perfeito. após 3 minutos, retire delicadamente com uma escumadeira os ovos (novamente um a um) e mergulhe num recepiente com água fria para interromper o cozimento. na hora de sevir, retire a rebarba da clara e coloque-os numa tigelinha em água morna para aquecer e tempere com um pouco de sal.

  • 9. assim que o bacalhau estiver dourado, coloque algumas folhas picadas da erva escolhida, os ovos escalfados (1 por pessoa) por cima e sirva.

  • 10. dicas:

  • 11. para demolhar o bacalhau, lave bem em bastante água e coloque numa vasilha. cubra com água fria ou gelada e conserve na geladeira por 24 horas, trocando a água várias vezes para eliminar o sal,

  • 12. a açorda é um prato à base de pão muito comum na mesa portuguesa e, cada região, tem sua receita,. algumas são só com pão, outras com sardinha e tomate. rregiões outras, ela é uma sopa ou entrada ou até sevida como pdrato principal.

Dicas

RECEITA PUBLICADA E DE AUTORIA DA CHEF GIOVANA SONDA. FONTE - CADERNO PALADAR DO JORNAL "O ESTADO DE SÃO PAULO" DE 1.04.2010,

Comentários

0

0 avaliações