Bacalhau nas natas à Paço Vedro

Essa receita aqui comprova que não tem como ficar sem leite em casa! Seja vegetal, animal ou em pó, seu leite para deixar suas receitas deliciosas está no Carrefour!

Bacalhau nas natas à Paço Vedro

Foto: Iara Bezerra de Souza

Preparo

14h50

Porções

18

Calorias*

343,61kcal

Valor por porção

R$ 6,36

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Demolhe o Bacalhau em 3 águas durante 12 horas; escorra bem e cozinhe as postas, no Leite, por 5 minutos, contados à partir da fervura. Coe e reserve-o.

  • 2. Limpe o Bacalhau, tirando pele e espinhas, tomando o cuidado de deixá-lo em lascas.

  • 3. Em uma panela (3 lt), aqueça uma colher de Azeite e derreta a Manteiga, acrescente a Farinha de Trigo, deixando-a fritar até começar a dourar. Acrescente, lentamente, o Leite reservado, mexendo sempre, durante 5 minutos após a fervura, para que a Farinha cozinhe e obtenha-se um Bechamel encorpado. Apague o fogo, acrescente a Nata, a Pimenta do Reino em grãos e a Nóz moscada, mexendo até que toda a Nata se desmanche. Acerte o sal e reserve.

  • 4. Em uma caçarola (5 lt), aqueça o Azeite restante, frite o Alho até dourar, coloque a Cebola, refogando-a até ficarem translúcidas e macias. Coloque o Bacalhau, incorporando-o com cuidado para não desmanchá-lo demais. Forme uma mistura bem úmida (se necessário, deite mais Azeite sobre o Bacalhau). Incorpore a salsa e o Suco de Limão. Apague o fogo e acerte o sal (se necessário).

  • 5. Descasque e corte em rodelas as Batatas, cozinhando-as em água com sal (qb) até que fiquem macias, porém não moles, deixando para que terminem seu cozimento no forno.

  • 6. Em um refratário grande, untado com boa quantidade de Azeite, distribua uniformemente as Batatas e disponha o Bacalhau refogado sobre elas. Acrescente o molho, abrindo pequenos espaços com o garfo para que ele penetre no Bacalhau e nas Batatas. Cubra toda a superfície. Misture a Farinha de Rosca e o Queijo Ralado e polvilhe-os por sobre o molho.

  • 7. Leve ao forno pré-aquecido (180 oC) até gratinar (cerca de 30 minutos).

  • 8. Sirva quente acompanhado de arroz branco.

Dicas

Paço Vedro é uma pequena vila no norte de Portugal. Fundada no século X, é a cidade de origem da Família Magalhães, à qual homenageio com esta receita.

Comentários

0

0 avaliações

Paulo Magalhães18/12/2010

Esta receita eu utilizei no almoço de Páscoa do meu primeiro ano de casado. Como namorei, noivei e casei em 3 meses, meus sogros não conheciam ainda meus dotes culinários e foi uma apreenção muito grande sobre o resultado. No final, ganhei-os pelo estômago, alias, como à filha deles também.