Moqueca Capixaba

Receita originária do Brasil

Moqueca Capixaba

Foto: CyberCook

1/2

Foto: CyberCook

2/2

Preparo

3h15

Porções

14

Calorias*

142,83kcal

Valor por porção

R$ 6,72

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Tempere as postas do peixe com limão e sal a gosto no mínimo 2 horas antes do preparo.

  • 2. Pique a cebola e o cheiro-verde e reserve.

  • 3. Leve ao fogo uma panela de barro (pode ser outra, mas essa é a ideal e mais charmosa!) e frite o alho no azeite.

  • 4. Junte uma parte da cebola picada, refogue, e uma parte do tomate, um pouco de colorau, uma parte do coentro picado (junto com cheiro-verde se quiser) e uma parte pimentões, arrume por cima metade das postas do peixe e regue com um pouco mais de azeite.

  • 5. Repita as camadas nessa ordem intercalando temperos, anéis de lula e peixe. Salpique sal entre as camadas para corrigir o tempero.

  • 6. Feche a panela e deixe cozinhar por uns 15 minutos ou até que o peixe esteja cozido.

  • 7. Dica: o peixe pode ser substituído por camarão, siri, lagosta, marisco (sururu), etc.

  • 8. Pode ser feito também uma moqueca mista com todos frutos do mar juntos, enfim, use da criatividade, a base será sempre a mesma e o sabor maravilhoso!

  • 9. A moqueca capixaba tem a vantagem de ser ligth por não levar leite de coco ou azeite de dendê.

  • 10. Sirva a moqueca na própria panela de barro acompanhada com arroz branco e o pirão feito com a cabeça e pedaços do peixe cozidos nos mesmos temperos, coado e engrossado com uma xícara de farinha de mandioca colocada aos poucos no caldo.

Dica CyberCook

  • 1. É muito importante conhecer seu fornecedor de peixe e saber a origem dos produtos.

  • 2. Usar ingredientes orgânicos sempre deixa o prato mais saboroso e saudável.

Comentários

1

44 avaliações

Reginaldo Batista dos Santos02/09/2021

Deve ficar muito gostosa mas não pode ser chamada de moqueca capixaba. Moqueca capixaba não se coloca pimentão e nem é composta com anéis de lula. Outra informação: moqueca pode ser feita com qualquer outro peixe (badejo, garoupa, cioba, tainha, anchova, corvina, entre outros) e não só robalo. Robalo é um dos peixes.

CyberCook03/09/2021

Agradecemos seu comentário. Equipe CyberCook.

CyberCook03/09/2021

Agradecemos seu comentário. Equipe CyberCook.

Reginaldo Batista dos Santos03/07/2021

Moqueca capixaba não leva pimentão e nem anéis de lula na receita. O peixe não necessariamente precisa ser robalo, pode ser qualquer outro.

Leandro29/11/2015

receita errada com os padrões capixabas. sinto muito.

Paulo César Lyra14/05/2015

Pelo amor de Deus, isto não é moqueca capixaba nem aqui nem na China! Mudem o nome para qualquer coisa, menos moqueca capixaba! Isto é uma afronta!

eliane11/10/2014

Gostosa e fácil para o dia a dia!

Renan Teixeira14/12/2013

Sou capixaba da gema, a moqueca não leva pimentão, apenas coentro, cebolinha verde, tomate, cebola de cabeça, algo, sal, colorau e pimenta a gosto

caubi machado santanna17/01/2013

Tenho uma panela de barro, do espirito santo, adoro as moquecas capixabas, porem preciso de uma ajuda: como fazer a moqueca sem que uma parte(pequena, no fundo) se queime? gostaria muito da ajuda dos especialistas do espirito santo. Caubi Machado Sant'A

amancio pereira neto pereira neto24/09/2013

para quer a moqueca capixaba não queime no fundo, deve cobrir o fundo da panela com rodelas de tomate e balança a panela durante o preparo.Nunca ponha pimentão.O cação é o peixe mais usado para moquerca capixaba, em postas ou em pedaços não muito grandes.

Nilo sergio Bortolotti17/01/2013

Tomar cuidado com a adição de Limão ao peixe. O limão reage com o peixe, tornando o peixe muito frágil( desmancha o peixe).

amancio pereira neto pereira neto24/09/2013

antes do preparo deve-se deixar o peixe em agua com limão e sal, sem exagero. Depois na panela chega-se ao tempero desejado, no caso do Camarão geralmente fica um pouco rigido, eu uso caldo de abacaxi e ele fica macio

Ulysses Modrach17/01/2013

É a melhor receita de moqueca que experimentei, embora tenha feito algumas correções (para o meu gosto). Por princípio não coloco peixe nem ostra em molho com sal pois o sal os desidratam (desidrata qualquer coisa). Da segunda vez que fiz a receita acresc

Angela Ivete Demasi17/01/2013

Fiz algumas adaptações,e o resultado ficou fantástico. Parabéns pela receita. É deliciosa!