Peixe Cozido bem acompanhado

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Peixe cozido bem acompanhado, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Peixe cozido bem acompanhado que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!
Peixe Cozido bem acompanhado

Foto: Daniella Paula Ungar Benchimol

Preparo

1h0

Porções

8

Calorias*

262,22kcal

Valor por porção

R$ 6,44

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Limpe bem o peixe, corte-o em postas de 5 cm de largura, lave com água e limão.

  • 2. Opcional: Separe a cabeça para preparo do pirão.

  • 3. Soque juntos o alho e o sal.

  • 4. Em uma panela grande, coloque um pouco de óleo de canola (duas colheres) e azeite de oliva (uma colher) e adicione o tempero já amassado ou processado, juntamente com o tempero que tem colorau.

  • 5. Coloque as postas de filé de peixe, em camadas, na panela, alternando batatas pré cozidas, e camadas dos temperos picados; cebolinha, salsinha, o tomate, cebola em rodelas, e a colher (chá) de açúcar (equilibra a acidez do molho de tomates). Regue com azeite e suco de limão a gosto.

  • 6. Quando começar a levantar fervura, verifique o sal. Ponha água o suficiente para que cozinhe. É aconselhável que não vire as postas durante o tempo de cozimento. Cozinhe com a panela bem tampada. Enquanto cozinha, vá verificando o paladar do sal e do limão. Cozinhe no fogo forte por 20 a 25 minutos. Antes de retirar do fogo mais ou menos 7 minutos, coloque o camarão e o leite de coco. O camarão é colocado por último, pois o mesmo cozinha em poucos minutos, para evitar que fiquem duros. Sirva com arroz branco, pirão e um molho.

Dicas
É uma receita simples, que fui unindo ingredientes apreciados, por todos nós da família. Meu marido, eu, e os filhos a adoram, e com isto fico muito feliz em fazê-la. Sugestão para o Pirão e molho: Pirão: Use os mesmos temperos acima, reduzindo-os à metade. Aproveite a cabeça do peixe ou uma das postas, previamente separada para este fim. Proceda da mesma forma, desta vez adicionando de três a quatro copos de água ao peixe. Quando estiver cozido, escorra e o desfie. Junte o peixe ao caldo novamente, deixe ferver e quando estiver no ponto máximo de fervura, acrescentar mais ou menos 1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca, já misturada em um copo de água, lentamente, para não embolar, mexendo aos poucos com um garfo. Molho: Corte uma cebola em fatias bem finas, fazendo o mesmo com as cebolinhas verdes e salsinhas. Vá misturando tudo à medida que for regando com o azeite. Acrescentar 1 copo de molho de tomate, e mais 1 copo de água. Os temperos acrescentados, ficam a gosto de cada um. Crédito da receita: Receita e foto de Nancy Franco
Comentários

3

2 avaliações

jose wilton moreira de sousa 16/11/2012

muito legal e fácil de fazer. um abraço!

NANCY FRANCO23/01/2008

Faço esta receita com muito gosto. Ela me lembra nossa casa cheia, quando meus queridos filhos ainda estavam todos morando conosco. Hoje ja estão casados, independentes. Mas é uma lembrança gostosa, sem nostalgias. Fico muito alegre sim, quando posso fazê-la e sentir belas recordações. Agora ja tenho o Fernando, meu Netinho lindo para também apreciá-la.