Risoto de "funghi secchi"

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Risoto de "funghi secchi", são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Risoto de "funghi secchi" que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!
Risoto de "funghi secchi"

Foto: CyberCook

Preparo

1h46

Porções

13

Calorias*

241,28kcal

Valor por porção

R$ 8,75

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Deixe o Funghi de molho na água por 10 minutos e depois escorra e jogue esta água fora, pois sai sempre um pouquinho de areia e terra; separe.

  • 2. Leve ao fogo 2 litros de água com os 3 ou 4 pacotinho de caldo de carne e os Funghi já lavados e após ferver, retire os Funghi com espumadeira, separe e deixe o caldo em fogo baixíssimo. Este caldo ficará com uma cor bem marrom.

  • 3. Numa panela grande de no mínimo 3 litros e meio, refogue na manteiga e azeite, a cebola e o alho, até ficarem transparentes, sempre em fogo alto.

  • 4. Acrescente os Funghi (se forem pedaços muito grandes, divida em dois ou tres, cada um); dê uma refogada ligeira, acrescente as duas xicaras de arroz arbório e o vinho branco se for o caso, refogue mais um pouquinho e a seguir coloque tres conchas do caldo que está fervendo na outra panela.

  • 5. A partir deste momento, voce não pode parar de mexer o risoto de forma alguma, e sempre com a panela sem tampa. Marque no relógio 18 a 20 minutos.

  • 6. Vá despejando uma concha do caldo, à medida que o arroz vai absorvendo o líquido e sempre mexendo. Voce irá utilizar quase todo o caldo que preparou.

  • 7. Mais ou menos aos 15 minutos, prove o arroz, para ver se está cozido. Não deve ficar duro, más também não deve ficar mole demais.

  • 8. O verdadeiro risoto ficará bem úmido, ou seja bem papa, quase uma sopa seca, más muito cremoso devido a liberação do amido do arroz.

  • 9. Prove o sal e finalize colocando mais uma colher de sopa de manteiga por cima do risoto na panela e não mexa mais. Deslique o fogo, tampe a panela e aguarde mais uns 5 minutos para servir

  • 10. Agora a manteiga colocada por cima já derreteu e deixou o seu risoto brilhante. Sirva e pulverize com salsinha picada por cima, ou então com queijo ralado, ser for do seu gosto. (tem gente que não gosta do queijo ralado porque interfere no sabor do Funghi).

  • 11. Para harmonizar, eu gosto de um vinho Cabernet Sauvignon, ou Shiraz, ou mesmo um Merlot.

Dicas

Esta receita foi aperfeiçoada por mim nas últimas 100 vezes em que fiz a mesma. Adoro Funghi Secchi. Caso alguém tenha mais sugestões, me avise!

Comentários

0

0 avaliações