Puchero (sopão)
Preparo
2h27
Porções
51
Calorias*
490,09kcal
Valor por porção
R$ 4,39
Ingredientes
Como Fazer
1. Coloque, em uma panela grande com água pela metade, três colheres de sopa de sal, as cebolas, os tomates, os pimentões cortados em quatro pedaços e as pimentas bem picadas. Deixe ferver até levantar fervura.
2. Corte a carne do peito em toletes médios, a rabada na junta e a lingüiça em pedaços de dois dedos. Cozinhe por 30 minutos.
3. Adicione a batata-doce (se for grande, cortar em quatro pedaços, se for pequena, em dois), a cenoura cortada em dois pedaços, o milho verde quebrado em três partes, o nabo cortado ao meio, o chuchu cortado em quatro pedaços e o aipim em pedaços de quatro dedos. Deixe ferver a mistura por mais 30 minutos.
4. Acrescente a abóbora, cortada em pedaços médios, e a batata-inglesa, cortada ao meio.
5. Separe em três panelas ou formas diferentes as carnes, os legumes e as verduras que foram ficando prontos.
6. Coloque, por último, a couve–flor sem o talo – cuide para não desfazer a flor -, o repolho desfolhado e a couve sem o talo.
7. Verifique o sal e acrescente mais se for necessário.
8. Quando tudo estiver cozido, retire a panela do fogo.
9. Adicione lentamente e mexendo sempre a farinha de mandioca até obter um pirão no ponto médio (mais para duro).
10. Esquente os demais ingredientes e sirva em pratos separados. Salpique a porção individual com tempero verde picado.
11. Dica: O Puchero é contribuição espanhola, originalmente. O Fervido, português. Mas ao longo do tempo os dois pratos sofreram adaptações regionais, perdendo a classificação étnica. Hoje, o Puchero, o Fervido e mais o Cozido são a mesma coisa. Podem ser degustados como um sopão mais fervido ou com os ingredientes separados. Ao servir, uma alternativa é separar as carnes, as verduras e aos legumes. Com o caldo, pode-se fazer um delicioso pirão ou come-lo como sopa.