Sopa de tomate

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Sopa de tomate, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Sopa de tomate que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!
Sopa de tomate

Foto: CyberCook

Preparo

2h2

Porções

11

Calorias*

160,60kcal

Valor por porção

R$ 2,59

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. 1. Retire a pele dos tomates. Faça um corte em X na base de cada tomate cru. Coloque os tomates numa panela com água fervendo por alguns segundos. Prepare outra tigela com água e gelo. Retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pelo X, puxe a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente.

  • 2. 2. Para extrair as sementes, corte os tomates na metade horizontalmente e, com o dedo indicador, retire-as com o suco que as envolve. Não enxágüe os tomates, pois a água pode até tirar as últimas sementes, mas leva junto parte do sabor. Corte os tomates em cubinhos.

  • 3. 3. Coloque o azeite numa panela média e leve ao fogo médio para aquecer. Junte o alho picado e refogue por 1 minuto, mexendo sempre.

  • 4. 4. Em seguida, adicione os cubinhos de tomate e deixe cozinhar por, aproximadamente, 30 minutos.

  • 5. 5. Junte a água quente, misture levemente e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

  • 6. 6. Enquanto a sopa cozinha, corte o filão de pão italiano em 8 rodelas de 3 cm de espessura. Retire a casca de cada rodela e reserve apenas o miolo delas.

  • 7. 7. Acrescente o manjericão picado à sopa e deixe cozinhar por mais 1 minuto. Retire do fogo e adicione o pão. O pão deverá absorver parte do líquido e engrossar a sopa.

  • 8. 8. Retire a sopa do fogo, polvilhe com parmesão ralado e sirva em seguida.

Dicas
O tomate é um fruto muito especial originário da América Latina. Ao ser descoberto pelos colonizadores, foi levado para Europa, onde se consagraria na cozinha italiana. Esta sopa é mais uma prova de como os italianos souberam explorar este fruto. Fonte - www.panelinha.ig.com.br
Comentários

0

0 avaliações

Gilvan Chegure24/09/2007

Na minha família sempre houve uma relação muito íntima com o tomate. Os molhos, a sopinha, as saladinhas, até puro com pouquinho de azeite, sal e uma pimentinha... Nunca faltaram lá em casa. E agora também !!!