Vatapá Ziziguidum

Tem coisa melhor do que vatapá? As receitas inovadores são as melhores e todo mundo vai se apaixonar por esta versão aqui que é toda elegante e cheia de sabores inesquecíveis. Aproveite!

Essa receita aqui comprova que não tem como ficar sem leite em casa! Seja vegetal, animal ou em pó, seu leite para deixar suas receitas deliciosas está no Carrefour!

Vatapá Ziziguidum

Foto: Luiz Lapetina

Preparo

2h14

Porções

10

Calorias*

791,34kcal

Valor por porção

R$ 12,79

Ingredientes

Molho

Montagem

Acompanhamento

Como Fazer

  • 1. Corte os pães em fatias pequenas e molhe-as com o leite.

  • 2. Reserve.

  • 3. Leve ao fogo uma panela de fundo grosso, aqueça o azeite de dendê e o azeite, refogue o alho, a cebola, o gengibre, a pimenta dedo-de-moça e o pimentão, assim que a cebola estiver transparente, junte os tomates e refogue mais um pouco, junte agora o leite de côco e deixe ferver por uns 2 minutos.

  • 4. Tempere os filés de peixe com sal e pimenta-do-reino e coloque sobre o molho na panela, deixe cozinhar por uns 5 minutos até a carne do peixe ficar opaca.

  • 5. Retire o peixe com cuidado e desfaça-o com um garfo, cuidando para retirar qualquer espinho.

  • 6. Coloque o molho no liqüidificador e bata até ficar bem homogêneo.

  • 7. Volte o molho à panela deixe ferver novamente, junte agora o amendoim, a castanha de caju e o pão espremido, mexa bem e cozinhe até ficar quase na consistência de um purê.

  • 8. Adicione agora os camarões e cozinhe por 2 minutos, finalmente coloque o peixe desfiado, o coentro picado e coloque sal a gosto.

Molho

  • 1. Bata no liquidificador o coentro, o alho, o amendoim e o azeite. Tempere com uma pitada de sal. Reserve.

Montagem

  • 1. No centro de cada prato coloque um pouco do acompanhamento(acaçá), por cima uma porção do vatapá. Enfeite com as fatias finas de abóbora em volta do vatapá, salpique com o pimentão picado, os grãos de feijão fradinho, regue com o molho de coentro e enfeite com as pimentas dedo-de-moça em formato de flor.

Acompanhamento

  • 1. Leve ao fogo uma panela com a metade do leite e o leite de côco. Coloque a farinha de arroz em uma tigela e junte a metade do leite, misture bem para dissolver a farinha. Assim que os leites ferverem, passe a papa de farinha por uma peneira e junte à panela, mexa bem até engrossar, tempere com sal a gosto. Reserve.

Comentários

5

1 avaliações

vera lucia pinheiro de oliveira20/02/2009

Adoro vatapá e essa receita é idêntica a que é usada por uma amiga da minha mãe que faz pratos baianos maravilhosos (só não leva os ingredientes do acompanhamento, abóbora e feijão fradinho). É um prato forte, de sabor intenso, muito gostoso. Eu, sinceramente, não me arrisco a fazer, porque além de dar muito trabalho ocupa a cozinheira por um bom tempo. Mas conheço a receita e sei que o resultado final fica excelente!