Doce de Abóbora de Panela de Pressão

Doce de abóbora é uma perdição. É um clássico que nunca sai de moda. A origem do doce é incerta, sendo atribuída a diferentes estados como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Experimente essa versão que o CyberCook preparou especialmente para você!

Doce de Abóbora de Panela de Pressão

Foto: Gabriel Alessandro

1/3

Foto: maria angela saraiva Silva

2/3

Foto: Jorel Viana

3/3

Preparo

30 min

Porções

12

Calorias*

241,76kcal

Valor por porção

R$ 0,39

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Numa panela de pressão, coloque a água, a abóbora, o açúcar e as especiarias NESTA ORDEM.

  • 2. Leve ao fogo alto. Assim que começar a ferver, tampe a panela de pressão e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos (vai depender da qualidade da abóbora).

  • 3. Espere esfriar, abra a tampa e guarde em vidro esterilizado e bem fechado, na geladeira.

  • 4. Sirva com creme de leite ou queijo minas.

Dicas

Este doce está na minha família há anos. É a maneira mais simples de fazer doce de abóbora sem o risco de queimar. Quando abrir a panela de pressão, a abóbora ainda vai estar em pedaços, mas basta mexer com colher de pau que ela se desmanchará e ficará cremosa igual ao doce da foto. Caso o doce esteja com água, pode deixá-lo apurar (secar o líquido) até atingir o ponto desejado em fogo brando sem tampar a panela. Querendo, pode-se misturar coco fresco (ou seco) ralado depois que o doce já estiver no ponto, deixando no fogo por uns 5 minutos apenas para cozinhar o coco.

Comentários

2

13 avaliações

Irmgard Schanner26/06/2017

Substitui parte da água (75 ml) por um cálice licor de laranja de Cointreau e adicionei 1 colherinha de gengibre fresco ralado. Ótimo!

Sandra21/08/2015

Perfeito. Tive que apurar um pouco depois de abrir a panela de pressão pra secar mais a água. A família agradece!

Ivone17/07/2015

Delicioso! E mega fácil e rápido!! Recomendo!

Margarete02/01/2015

Só complementando, fiz a receita e ficou ótima! Mas reduzi a quantidade de açúcar em 30 - 40%. Pra mim ficou maravilha!!! Não alterou a consistência e o sabor ficou delicioso!

Margarete02/01/2015

Adorei esse doce! Super fácil e rápido de fazer! Eu adicionei o coco ao final e ficou bárbaro - Super Recomendo!!!!

tallys15/11/2014

A receita é maravilhosa, super bem explicada e o resultado é sensacional. A abóbora certa é a abóbora seca, que é esverdeada com rajadas em laranja.

Jaqueline19/07/2014

Que deliciaaaa! Deu super certo, como moro em outro pais tive que adaptar a receita com outro tipo de abobora mas ficou perfeito. Obrigada por compartilhar sua receita. Bjos

Elisangela Rodrigues18/07/2014

Acabei de fazer esse doce, com abóbora cabotiãn, ficou MARAVILHOSO!!! Comi quente, rsrsrsrs, não resisti, o cheirinho tomou conta da minha casa toda, façam, é muito bom. Obrigada!!

Eloiza01/04/2014

Eu fiz com a CABOTIÁ não ficou legal.

Adriana28/11/2013

Muito bom! Simples de fazer e maravilhoso de comer!