Pão Caseiro com Gordura Vegetal

O pão caseiro é a opção perfeita para quem quer reduzir o consumo de alimentos superprocessados. Para fazer um bom pão caseiro, é muito importante deixar a massa descansar um pouco e sová-la bem. Aprenda o passo a passo completo aqui no CyberCook!

Pão Caseiro com Gordura Vegetal

Foto: Luiz Lapetina

Preparo

2h59

Porções

26

Calorias*

132,69kcal

Valor por porção

R$ 0,23

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Dissolver o fermento e o açúcar em ½ xícara de água ou leite.

  • 2. Deixar descansar por 5 minutos misture bem os demais ingredientes e junte a massa de fermento amasse bem e sove a massa até ficar bem lisa e macia coloque-a numa vasilha, cubra e deixe crescer por aproximadamente 2 horas em lugar livre de correntes de ar.

  • 3. Abaixe a massa e sove mais um pouco deixe crescer por mais ½ hora divida a massa em pães, coloque em assadeira untada e deixe crescer novamente até dobrar de volume.

  • 4. Leve ao forno quente por aproximadamente 40 minutos até os pães estarem corados.

Dicas

O pão é um dos alimentos mais antigos da humanidade. A mitologia grega diz que a Deusa Deméter – que os romanos depois batizaram de Ceres – foi quem ensinou aos seres humanos a arte de cultivar a terra e das colheiras, principalmente do trigo, mandando o herói Triptólemo em seu carro tirado por dragões espalhar pelo planeta a forma de plantá-lo e o seu uso.

A verdade é que a origem do trigo se perde no tempo sendo encontrado em sua forma primitiva em vários países de clima temperado e frio. Assim, é muito difícil saber qual foi o povo que o introduziu por primeira vez em sua alimentação. Mas, segundo De Candolle, botânico suíço, pode-se situar na Mesopotâmia o primeiro habitat desse cereal.

Mas é na Grécia que o pão começa a tomar a forma de um alimento importante no século VI antes de Cristo. Aí surge a profissão de padeiro e o comércio organizado do pão. Daí seu consumo e fabricação expandiu-se pela Europa e via conquistas chegou às Américas.

Hoje, todos os povos do mundo comem pão. De trigo, particularmente, mas também de milho, de mandioca, de batata, de centeio, etc. Embora o pão "de padaria" e mais recentemente os industriais sejam os mais consumidos entre nós, um bom pão caseiro ainda é uma excelente forma de completar refeições ou fazer a base para lanches e sanduíches. (fonte http://www.novasociedade.com.br/cozinha/receitas/paes.html#pr)

Comentários

0

0 avaliações